LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Noções de Informática > Classificação de Redes de Computadores Quanto a Estrutura Física

Classificação de Redes de Computadores Quanto a Estrutura Física

Muitas questões de concursos são realizadas com base nos conhecimento sobre Conceitos de  Redes e suas espécies. Neste textos trataremos especificamente da classificação de rede quanto a estrutura física. Destacamos inicialmente que as redes podem ser divididas em três partes: estrutura física, topologia e protocolos.

Além das classificações acima mencionadas quando falamos de redes podemos trabalhar com dois conceitos bases que são: o conceito lógico e o conceito físico. Para o conceito físico de rede há as seguintes espécies PAN, LAN, MAN, WAN, Wireless, ADSL, Intranet etc. Já o conceito lógico devemos trabalhar com o Protocolo e TCP/IP.

Na década de 70 ao criar-se a ideia de redes foi por meio da rede local que o conceito começou a existir. Logo o  conceito de LAN – Local Área Network foi o primeiro a ser criado. Podemos usar o termo Ethernet para designar nossa LAN, assim em provas os dois termos são sinônimos. A LAN é aquela que utilizamos em casa, escritório, condomínio, campus universitário, pequena empresa, etc.

LAN (Local Área Network) – É um conjunto de computadores ligados em uma pequena região. São sinônimos de Rede LAN –Rede Local, Rede Interna, Ethernet, 

Um conceito ampliado de LAN é o de MAN que o anacrônico em inglês de Rede Metropolitana de Dados. É uma rede semelhante à LAN, mas mais amplo na medida que abrange toda uma cidade e não só uma casa, ou escritório.

MAN (Metropolitan Área Network) – É uma rede que visa cobrir uma área urbana. Normalmente é composta pela interligação de todas as redes locais de uma mesma empresa, na mesma região metropolitana.

Em uma amplitude maior do que  LAN e MAN  temos o WAN que é uma Rede Geograficamente Distribuída e envolve muito mais que uma cidade, diferente de da MAN.

WAN (Wide Área Network) – É um conjunto de computadores ligados a grandes distâncias. Seu sinal é reforçado sempre para que não haja perda nos dados durante a transmissão dos mesmos. No caso de redes privadas, uma WAN é a interligação das MANs de uma mesma instituição ou grupo de instituições. Em se tratando de redes públicas, a WAN mais conhecida do mundo é a Internet.

Atualmente há um novo conceito de alcance de rede o de PAN que é de Rede pessoal e limita-se muitas vezes a dois computadores em uma mesa.  Diante disso temos em termos de ordem em termo de tamanho uma PAN-LAN-MAN-WAN.

Termos Relacionados:

Publicado em Noções de Informática