LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Noções de Informática > Definindo Memória Principal e Secundário do Computador

Definindo Memória Principal e Secundário do Computador

Tendo em mente a grande quantidade de questões combradas pelas bancas preparamos esse texto para melhor definir Memória principal e secundária de um PC.

Nossa abordagem é voltada para concursos públicos em áreas que não envolvam especialistas em informática, portanto trata-se de noções básicas.

Memória Principal (ou primária)
A memória principal é um depósito temporário de dados e instruções dos programas de computador. A memória principal do computador é volátil, e seu tamanho é limitado pelo custo do hardware. Assim, os usuários necessitam de algum método para armazenar e recuperar informações de modo permanente (a memória secundária).

A memória principal do computador, por ser volátil, precisa ser atualizada com dados e instruções cada vez que o computador é ligado. Denominações mais usadas para esse tipo de memória são: Memória Principal, Memória, Memória RAM, RAM, DRAM

Memória secundária
A memória secundária ou memória de massa é usada para gravar grande quantidade de dados, que não são perdidos com o desligamento do computador, por um período longo de tempo. Exemplos de memória de massa incluem o HD e mídias removíveis como o CD, DVD e pendrive.

Termos Relacionados:

Publicado em Noções de Informática