LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Matemática Financeira > O Que Significa Taxa Over – Definição e Características

O Que Significa Taxa Over – Definição e Características

A Taxa Over, ou também chamada de Taxa Overnight, trata-se de um conceito de Taxa de Juros muito específico e que é eventualmente usado no mundo da finanças. Basicamente a ela caracteriza uma maneira de expressar taxa de juros no mercado financeiro.

A Taxa Over é uma forma de expressar certa taxa de juros de um dia útil de forma anual na base 252 dias úteis no ano. Ou seja, a convenção é um ano de 365 dias, mas para efeitos de dias úteis no ano utiliza-se a base 252 dias no ano.

Vejamos um exemplo, digamos que ceta operação no mercado financeiro que será realizada em um dia útil esteja pagando 14,75% a.a. em taxa over. Qual será a taxa efetiva de um dia útil dessa operação? Para responder essa pergunta vamos precisar converter a taxa da forma anual para a fórmula diária. Para tanto utilizaremos a fórmula de Equivalência de Taxas de Juros como já abordamos aqui, vejamos:

Obs: Consideramos a taxa de 14,75 a.a em sua forma unitária 0,1475 na fórmula acima. Para achar a taxa unitária de determinado valor percentual basta pegar o valor em sua forma percentual e dividi-lo por 100. Vejamos 14,75% será 14,75/100 = 0,1475.

A fórmula genérica para o calculo da taxa over (taxa overnight) é:

como exemplo aplicado ao mercado financeiro em que é utilizado o conceito de taxa over é a meta para a taxa Selic. A taxa Selic é utilizada como taxa básica da economia brasileira e é representada à taxa para operações de 1 dia útil, expressa de forma anual, na base 252 dias úteis.

Caso queira esclarecer sua dúvida sobre Taxa Equivalente veja aqui nosso texto sobre o significado da equivalência de taxas. Veja também outros textos sobre Matemática Financeira em nosso site logo abaixo:

Termos Relacionados:

Publicado em Matemática Financeira