Direito Constitucional

Quais Instrumentos de Garantia e Ações Constitucionais os Estados da Federação Brasileira Podem Propor

Os Estado-membro da federação podem propor ações coletivas, como a ação coletiva prevista no CDC (art. 82, I) e ações civis públicas (art 5º, III da Lei 7.347/85). A ação civil pública é prevista no art. 129, III da CF, logo, é ação coletiva constitucionalmente típica.

Deve-se destacar que apesar do mandado de segurança e o mandado de injunção estarem previstos como direitos individuais (art. 5º , LXIX e LXXI), a doutrina e jurisprudência que pessoas jurídicas de direito público (tais como o Estado-membro) podem ajuizar estas ações.

Assim diz Gilmar Mendes que,

“Destarte, embora concebido, inicialmente, como ação civil destinada a tutela dos indivíduos contra o Estado, ou seja, para prevenir ou reparar lesão a direito no seio de uma típica relação entre cidadão e Estado, não se pode descartar a hipótese de violação a direitos no âmbito de uma relação entre diversos segmentos do poder público. (…) A doutrina constitucional tem considerado a possibilidade de que as pessoas jurídicas de direito público venham a ser titulares de direitos fundamentais, por exemplo, nos casos em que a Fazenda Pública atua em juízo.” (Curso de Direito Constitucional, 5º ed. rev. e atual. Saraiva, 2010, p. 636)

Outros  instrumentos com a ADPF, a ADI e a ADC não são propostas pelo Estado-membro, enquanto pessoa política. Podem ser propostas pelo Governador e pela Mesa de Assembléia Legislativa, mas não pelo Estado. Tais fatores divergentes são importantes já que o Governador pode propor uma ADI contra lei aprovada pela Assembleia de seu próprio Estado (o que comum de ocorrer).

A ação popular só pode ser proposta por cidadão, logo, o Estado não pode ajuizar. O Estado também não é parte legítima para propor mandado de segurança coletivo, que tem legitimados próprios previstos na constituição federal no art. 5º, LXX.

Chat for free with English native speakers.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: