LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Questão de Concurso – Português – PETROBRAS 2007

Questão de Concurso – Português – PETROBRAS 2007

1. Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto à grafia das palavras e à acentuação gráfica.

[11] Há exatamente um ano foi concluída a operação mais delicada do empreendimento da plataforma P-52: a união dos módulos da parte superior ao casco.

Questão correta ortograficamente falando.

[12] A operação, poucas vezes realizada no mundo devido à extrema complexidade, era inédita no país e foi concluida em 24 horas, o que confirma a capacitação da engenharia naval brasileira e a excelencia da PETROBRAS em tecnologia de águas profundas.

O erro da frase encontra-se na palavra “excelencia” que deve ser grafada com acento circunflexo: Excelência.

[13] Terminada a obra, a P-52 passará pela etapa de testes e ajustes e será levada para a Bacia de Campos para ancorajem e interligação de poços.

O erro da frase acima está na palavra “ancorajem” o correto é  “ancoragem” . Para identificar se “g” ou “j” em uma determinada palavra, lembre-se:

Palavras iniciadas com “A” são grafadas com “g” e não com “j”, exeções:
– ajedra, ajenil, ajimez
– palavras derivadas de outras com “j”.

[14] O início das operações no Campo de Roncador está previsto para setembro deste ano. Na obra, iniciada em maio de 2004, utilizou-se processo inédito no país e foram gerados 2.500 empregos diretos e 10 mil indiretos.

Quaetsão totalmente correta.

[15] A unidade P-52, cujo custo total foi de cerca de US$ 1 bilhão, foi a primeira a atender aos novos requisitos de nacionalização, com um índice de 76%, e acrescentará 180 mil barris/dia à produção nacional, o que contribuirá para a manutenção da auto-suficiência.

Ortograficamente está correta a frase logo acima apresentada.

Publicado em Área de estudo