LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Noções de Informática > Resumo do Conceito de Intranet para Provas

Resumo do Conceito de Intranet para Provas

Quando falamos de concursos púbicos constantemente há a cobrança em provas sobre o tema Intranet. Compreender esse tema é muito importante para o candidato que deseja se preparar com foco e dedicação para os mais diversos certame. Nosso foco nesse texto é o conceito de intranet para concursos públicos em Conhecimento de  Informática para não especialistas.
Para iniciar destacamos que a Intranet é uma rede interna, privada, corporativa que utiliza a tecnologia da internet. Na intranet temos a rede interna / privada e corporativa e restrita a um  grupo de usuários. O fato de ser restrita à um grupo de usuários é o ponto mais importante das questões de concursos.

alcance da intranet pode ser local ou nacional não sendo ela limitada pelos espaço geográficos, mas sendo limitada pelas pessoa que possuem acesso a esse sistema. Assim intranet é sinônimo de acesso de usuários autorizados e cadastrados

A intranet utiliza a tecnologia da internet isso implica no fato de ser usado o protocolo de TCP/IP, ou seja, ao se falar em intranet devemos pensar em TCP/IP, pois é esse o protocolo utilizado pela internet. Destaca-se que tudo o que a internet tem na intranet também pode possuir também (Email, bate papo, etc), no entanto, essa última é limitada à certas pessoas. Intranet é “de dentro” para pessoas autorizadas e ela utiliza-se da mesma tecnologia da internet para comunicar-se. A intranet utiliza-se da mesma plataforma de comunicação da internet pata funcionar.

Destaca-se ainda que a intranet é uma rede de computadores cujos componentes estão interligados em um mesmo domínio (estrutura lógica). A intranet não possui similaridade de conteúdo com relação à internet sendo aquela mais específica e com informações mais preciosas.

Alguns exemplos de instituições que possuem sua própria intranet são: Intranet da PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais), Inranet da UFP (Universidade de Passo Fundo), Intranet da UFRJ (Universidade Federal do rio de Janeiro); Intranet da PUC, Intranet do Banco do Brasil, Intranet da Caixa Econômica Federal, etc

Diante das características da Intranet podemos resumir nos seguintes pontos qu devem ser levados para a prova de concurso:

  1. Mesmo grupo de pessoas utilizando, usuários cadastrados;
  2. Não limitada geograficamente ou fisicamente;
  3. Limitada aos usuários previamente cadastrados;
  4. Utiliza o protocolo TCP/IP da internet;
  5. Utiliza mesma estrutura e tecnologia da internet;
  6. Utiliza mesmos aplicativos da internet na intranet (servidor de e-mail, bate papo, páginas etc);
  7. Não similaridade de conteúdo entre internet e intranet;
  8. Internet conteúdo público da empresa e intranet conteúdo privado;
  9. Componentes da rede estão interligados em um mesmo domínio na Intranet.

Caso tenha algo a acrescentar no texto fique a vontade e envie seu comentário abaixo para colocarmos em nosso texto sobre o tema Intranet para concursos.

Termos Relacionados:

Publicado em Noções de Informática