LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Noções de Informática > Resumo Objetivo da Função Soma no Excel para Concursos Públicos

Resumo Objetivo da Função Soma no Excel para Concursos Públicos

É um calculo extremamente simples, mas pega muita gente em um momento tenso de prova. É importante não perder uma questão que envolva soma no Excel em uma seleção pública de qualquer genêro já que é de nível fácil e perder pontos em uma questão como essa pode ser aprovação ou não.

Abaixo procuramos abordar de forma objetiva as princípais questões que envolvem a soma no Excel para que o candidato fique bem preparado.

=soma(a1:a10)

Com o recurso acima demonstrado somamos os valores das células A1 até a A10 .

=soma(a1:a10;b1:b10)

Acima efetuamos a soma dos valores contidos nas células A1 até a A10 e B1 até a B10. Veja a diferença no “:” e “;” é importante decorar a função de cada uma.

Para obtermos a soma das células A1 até a A10 de forma “mais bruta” poderíamos usar a soma abaixo:

=a1+a2+a3+a4+a5+a6+a7+a8+a9+a10

Mas nesse metódo o ruim é aplica-la para intervalos maiores como por exemplo de A1 até a A500. No entanto é uma alternativa que existe e pode ser cobrada em uma selação pública.

Deve-se ficar atento ao seguinte fato: ao ser efetuada a montagem de uma fórmula no MS Excel atentar para a regra matemática que trata das propriedades das operações. Se em determinada fórmula não ser colacada o parenteses “( )” o Excel irá calcular da seguite forma.

1º Potenciação, 2º multiplicação, 3ºdivisão, 4º soma, e por ultimo 5ºsubtração

Vejo o exemplo abaixo:

=(2+2)*5 o resultado será 20

=2+2*5 o resultado será 12

Aplique tal fórmula  em seu Excel para testar. Concluindo, quando usamos parenteses este passa a ter prioridade sobre as outras operações e portanto resultados diferentes podem surgir com o uso, ou não, desse recurso.

Portanto é bom ficar esperto com isso em uma questão de prova de noções de informática. Não vale dar mole !

Termos Relacionados:

Publicado em Noções de Informática