LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Português > Saiba o Que é Verbo no Infinitivo e Quando Poderá Ocorrer

Saiba o Que é Verbo no Infinitivo e Quando Poderá Ocorrer

Trata-se, o infinitivo, de uma das três formas nominais do verbo. O infinitivo é a maneira como o verbo apresenta-se, nesse forma nominal do verbo não há conjugação. O verbo quando estiver na forma nominal infinitiva ele será tido como  o “nome” do verbo, ou seja, será a forma verbal sem flexões de qualquer genêro ou espécie. No entanto, na forma pessoal do infinitivo pode acrescentar-se algumas dessinêsncias .

É comum o infinitivo passar uma idéia de ação ou estado sem que  haja vinculo a um tempo, modo ou pessoa específica. Ele irá representar assim uma forma de verbo que enuncia a ação, o estado, o fato ou o fenômeno de modo vago ou indefinido.

Na gramática do português, o infinitivo subdivide-se em espécies que são:  o Infinitivo impessoal (infinitivo não flexionado),  e o Infinitivo pessoal (infinitivo flexionado por pessoa).

Infinitivo Impessoal

O infinitivo Impessoal não é passível de ser flexionado. Ele é utilizado para indicar a conjugação do verbo é o nome do verbo. deve-se ressaltar que o infinitivo não será flexionado (= infinitivo impessoal) quendo:

  • Não houver referência ao sujeito (nem sendo indeterminado), sendo portanto, impessoal;
  • Tiver valor de imperativo (indica: ordem, vontade, convite, conselho, suplica, pedido);
  • Funcionar como complemento de adjetivos (normalmente procedidos da preposição de);
  • Regido da preposição “a”, equivale a um gerúndio em locuções formadas com verbos estar, andar, ficar, viver e similares;
  • Se houver uma locução verbal, o verbo principal (no infinitivo) nunca se flexiona.

Infinitivo Pessoal

Liga-se à pessoa do discurso, sendo conjugável. O infinitivo flexionado será usado quando:

  • Tem sujeito claramente expresso;
  • Quando o sujeito é indeterminado também;
  • E quando houver o verbo parecer + infinitivo ex: Os dias pareciam voar (ressalta-se que pela regra de concordância do verbo parecer poderá haver flexão do verbo no infinitivo, caso não seja flexionado o verbo parecer,veja aqui mais detalhes dessa regra).
Publicado em Português