LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Português > Saiba Quando o “SE” é Pronome Reflexivo e ou Reflexivo Recíproco

Saiba Quando o “SE” é Pronome Reflexivo e ou Reflexivo Recíproco

Uma dos termos mais intrigantes do português é o “SE”. Essa pequena sílaba pode ter diversas funções sintáticas fato que torna complexa a análise e classificação dele. Entender algumas das situações em que ele ocorre é importante. Com isso assim vamos abordar o “SE” quando trata-se de pronome reflexivo.

Objetivamente falando o pronome ‘SE” será reflexivo, quando o sujeito da frase praticar a ação sobre si mesmo. Ou seja, o indíviduo prática e sofre o ato praticado.

Exemplo: Carlos machucou-se, ao pular o muro.

Na frase acima o pronome “SE” é reflexivo, complementando verbo transitivo direto. Geralmente o pronome “SE” reflexivo complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Também deve-se destacar que o pronome “se” poderá ser reflexivo recíproco, ou seja, outra espécie de pronome reflexivo. O pronome é relfexivo reciproco quando determinado elemento praticar certa ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o “determinado elemento”.

Exemplo: Carlos e Fabiane amam-se.

O pronome “se”, neste caso, é reflexivo recíproco, complementando verbo transitivo direto.

Resumindo o pronome “SE” pode ser pronome reflexivo ou pronome reflexivo recíproco. O Sujeito está explícito ou implicíto em uma oração que possui o “SE” relfexivo.Além disso na oração pode ocorrer o sujeito de infinitivo com verbo causativo ou sensitivo.

Termos Relacionados:

Publicado em Português