LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Português > Seguimento ou Segmento Qual a diferença ?

Seguimento ou Segmento Qual a diferença ?

É certo que o vocabulário de nossa querida língua portuguesa é vasto e por vezes nos embaraçamos em seus laços. Essas duas palavrinhas, em algum momento de sua vida, poderão exigir alguma pesquisa, ou mais ainda, ser cobrados  em alguma prova de certame . Sendo assim vamos esclarecerer as diferenças entre elas:

Com sentido “de parte de um todo” ou  “setor”, iremos usar  a grafia “segmento”. Veja que o “g” é mudo, sem uma vogal posterior à consoante como é muito comum em nossa língua.  Exemplos:  “os segmentos mídia”, “segmentos da reta”, “segmento produtivo de cana de açúcar”….

Já o termo “Seguimento”, onde usamos o “-gui”, trata-se de termo derivado da palavra “seguir”  significa “ato ou efeito de seguir”, ou seja “ser seguido” ou caso queira pode ser usado como sinônimo de  “dar continuidade”  como nessas frases:  “Aquela boa administração não teve seguimento”,  “Não deu seguinte a sua capacitação”…

Basta lembrar do “g” e do “gui” a diferença mora ai ! Agora que você sabe como escrever segmento e seguimento e quais as diferenças entre os dois é só praticar.

 

Termos Relacionados:

Publicado em Português