LinkConcursos.com.br > Empresas Públicas > Tempo é Aliado no Concurso dos Correios 2010

Tempo é Aliado no Concurso dos Correios 2010

Especialistas avaliam que quem vai participar do concurso dos Correios deve aproveitar o tempo antes das provas para, com tranquilidade, estudar e revisar os conteúdos. O concurso conta com 1.064.466 participantes em todo o país, sendo 107.603 no Rio de Janeiro.

A coordenadora pedagógica do curso Degrau Cultural, Rosangela Cardoso, diz que os candidatos devem aproveitar a demora na definição da data das provas para ser dedicar. Segundo ela, é preciso estudar, pelo menos, duas horas diárias os conteúdos especificados pela empresa.

“O mais importante é o candidato saber que os Correios são uma instituição séria, que convoca muitos aprovados. Por ser um concurso muito grande, de nível nacional, eles precisam de tempo para a organização”, acredita a coordenadora.

Segundo Rosangela, o fato de não ter data definida faz com que os concorrentes tenham menos pressão. “Esse é um diferencial. Quem já estudou todo o conteúdo pode fazer resumos e revisões, mantendo o ritmo diário. É importante também fazer muitos exercícios”, orienta.

Todos os candidatos passarão por provas objetivas. Para carteiro e operador de triagem e transbordo as avaliações cobrarão 50 questões das disciplinas de de Língua Portuguesa (20), Matemática (20) e Noções de Informática (dez). Já para atendente comercial serão exigidas, ainda, 20 perguntas de Conhecimentos Específicos.

Para os cargos dos níveis médio/técnico e superior serão propostas 60 questões. Para arquiteto, analista de desenvolvimento de sistemas, engenheiro civil, engenheiro eletrônico, engenheiro eletricista e engenheiro mecânico, os testes cobrarão dez perguntas de Língua Portuguesa, dez de Inglês e 40 de Conhecimentos Específicos.

Para as demais áreas, serão cobradas dez questões de Língua Portuguesa, dez de Inglês e 40 de Conhecimentos Específicos. Cada uma das provas valerá 100 pontos e, para ser aprovado, o concorrente deverá obter, no mínimo, 50 em cada uma delas.

Quem disputa uma vaga carteiro ou de operador de triagem passará também por uma segunda etapa de testes de aptidão e esforço físico (dinamometria em três aparelhos. No primeiro, serão cobrados os exercícios de barra fixa (três para homens e suspensão por 10 segundos para mulheres) e corrida de 12 minutos (2.200 metros para homens e 1.800 para mulheres).

A validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogada por igual período. Além das vagas iniciais, outras poderão ser abertas durante esse período.

Publicado em Empresas Públicas