Conhecimentos Bancários

Com recomendar títulos públicos federais do tesouro direto ?

Como já tratamos em diversos textos, os títulos públicos federais negociados no Tesouro Direto são ótimas maneiras de realizar investimentos. No entanto, devido as diferentes características dos títulos é interessante saber em quais contextos e situações devemos recomenda-los.

Vamos começar pela LFT (Tesouro Selic), que é um título pós-fixado e vinculado à Selic quanto a seu rendimento. Como ela é pós-fixada, possui pouca, ou quase nenhuma, variação quanto ao seu preço de mercado. Ademais, se vier a ser resgatada antes do prazo não há um deságio quanto, por exemplo, um título pré-fixado como é o caso da LTN. Assim, Esse título é recomendado para montar a reserva de emergência dos investidores.

Já a LTN, por ser um título pré-fixado e, portanto, ser passível de ter perdas em caso do investidor efetuar resgate antecipado, então, deve ser recomendado conforme o contexto. Neste caso, se a taxa de juros está em queda, caso o investidor queira especular com título federal, deverá comprar LTN para aproveitar a valorização do preço de mercado do título em relação ao seu valor de face que ocorrerá.

Deve-se atentar, no entanto, que caso o juros tenha uma tendência de alta e você esteja com recurso alocado neste título público, o investidor poderá ter perdas.

Há ainda títulos públicos com fluxo de caixa, ou seja, que ofertam algum tipo de pagamento de cupom, semestral ou anual. Neste caso possuem a vantagem de prover algum recurso para o investidor. São eles a NTN-F e a NTN-B.

O primeiro é um título público pré-fixado com vinculação à taxa previamente pactuada e o segundo possui uma taxa previamente negociada e é vinculada ao IPCA, sendo, portanto um título hibrido entre pré-fixado e pós-fixado.

Chat for free with English native speakers.

Uma grande e importante diferença é que a NTN-B possui fluxo de caixa e é vinculada ao IPCA, logo ela é um título muito favorável para investimentos de longo prazo para projetos como aposentadoria. Com esse título garante-se ganho real, portanto acima da inflação. Assim tanto a NTN-B com cupom semestral (Tesouro IPCA + com juros semestrais) ou NTN-B principal (Tesouro IPCA+) são muito úteis para quem quer manter ganhos acima da inflação em suas aplicações.

 

 

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: