Noções de Informática

Como somar no Excel e em outras planilhas

Em muitos momentos precisamos realizar a famosa continha de mais, ou seja, uma soma que pode ser feita por meio de uma fórmula de adição ou uma função no Excel para obter um certo montante desejado. A ideia neste texto é entendermos as alternativas de adição no Excel e, também, em outras planilhas eletrônicas, pois as regras aqui descritas se aplicam aos outros aplicativos do gênero como o Calc do Br Office, por exemplo.

Imagine que você está no seu trabalho, com uma planilha de Excel aberta e se lembra que precisa pagar as contas do mês, mas ainda não sabe o total que vai gastar. Neste momento, muito provavelmente você vai fazer a soma no Excel, mas se não conhece muito bem a ferramenta talvez fique um pouco perdido. Abaixo vamos ver as principais fórmulas de soma e exemplos de como aplicá-las na maioria das planilhas eletrônicas.

Para criar uma operação matemática de adição, você pode digitar os números diretamente no Excel, utilizar a função e também chegar ao resultado através de um atalho. Além disso, existe um jeito de somar utilizando lógica. Sim, essa função se chama ‘SOMASE’.

Acompanhe os próximos passos para conhecer estas maneiras de somar no Excel.

Soma simples no excel

A forma mais comum de fazer uma soma no Excel é por mieo da soma direta na célula da planilha. Nesta forma, você digita ‘=’ para indicar à planilha que está trabalhando com algum cálculo, após isso insere o primeiro valor e digita o sinal de adição (+) entre os números que quer somar, veja como fica: =7+5 resultando em 12. Com uma imagem fica mais claro, veja:

fazendo soma simples no excel.

Somando com função no Excel

O Excel também possui uma função SOMA no Excel. Com ela, você consegue realizar a operação utilizando números que estejam tanto em células sequenciais, quanto em células distantes. Basta seguir dessa forma: =SOMA(A1:A4;C5), onde de A1 a A4 temos os seguintes números respectivamente: 10, 23, 12, 50 e em C5 temos o número 100, retornando a soma total de 200.

Usando a função soma no Excel para fazer uma adição.
Como usar a função soma para fazer adições no Excel.

AutoSoma – Soma automática no Excel

Um atalho interessante que as planilhas eletrônicas possuem é a ‘AutoSoma’, que pode ser executada clicando no símbolo de Somatório ou simplesmente acionando as teclas ‘Alt + =’ . Por meio de uma dessa alternativas, será possível retornar a fórmula de soma do grupo de células anterior, tanto na vertical como na horizontal. Confira exemplos nas imagens abaixo um exemplo:

Soma Condicional

Ao final. vamos ver brevemente mais uma alternativa de adição no Excel, mas que também se aplica a outras planilhas eletrônicas, ela é a soma com condicional.

Suponha que ao abrir a planilha do RH, você percebe que precisa enviar para o banco a soma total de salários dos funcionários que recebem até um salário mínimo. Visto que nesta data o salário mínimo seja R$ 1000,00, então para ter essa informação rapidamente, escreva a fórmula do soma se: =SOMASE(B2:B6;”<1001″)

Com essas alternativas, conseguimos ver que é muito simples realizar no Excel uma das operações matemáticas mais importantes, a SOMA, por meio de diversos caminhos seja pela função soma ou atalhos para adição.

Escolha uma que seja ideal para seu cálculo e conta aqui para gente nos comentários qual foi!

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