Português

Derivação Prefixal e Sufixal Simultânea

A derivação Prefixal e Sufixal é o fenômeno que ocorre simultaneamente com acréscimos independentes de sufixo e prefixos a uma palavra primitiva já existente. Essa é a resposta para aquela pergunta “o que é derivação prefixal e sufixal simultânea“.

Contudo, há muitas dúvidas desse assunto com a derivação com a parassíntese, portanto devemos esclarecer melhor o que é de diferente entre derivação prefixal e sufixal com a derivação parassintética.

Diferença derivação sufixal e prefixal e parassintética

Na derivação prefixal e sufixal a retirada de um desses elementos, seja ao mesmo tempo ou um após o outro, implica na formação de uma nova palavra ou ainda a manutenção do sentido original da palavra primitiva.

Já na derivação parassintética não haverá manutenção do sentido com retirada do prefixo ou sufixo, seja simultaneamente ou um após o outro. Para compreender melhor essas diferenças veja nosso texto que trata da diferença entre derivação prefixal e sufixal com a derivação parassintética.

Exemplos de derivação prefixal e sufixal

Veja abaixo alguns exemplos de derivação prefixal e sufixal:

  • Deslealdade = lealdade, desleal ou leal
  • inquietude =inquieto, quietude ou quieto
  • infelicidade =infeliz, felicidade ou feliz
  • ultrapassagem =ultrapassar, passagem, passar

Há muita confusão entre a derivação sufixal e prefixal com a derivação parassintética. E já tratamos desse tema em nosso site, veja aqui as diferenças entre tipos de derivação no português . Além disso, abaixo colocamos uma série de textos para você ampliar seu conhecimento sobre o tema as regras e definições do português.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: