Noções de Informática

Raiz quadrada e cúbica no Excel e outras planilhas

Hoje vamos te ensinar como calcular a raiz quadrada no Excel, no PlanMaker e nas Planilhas Google, lembrando que a mesma fórmula também pode ser aplicada para o Calc Br Office, muito cobrado nos editais de concurso.

A raiz quadrada é uma operação matemática inversa à potenciação. Logo, se 9 elevado a 2 é 81, a raiz quadrada de 81 é 9. Nos tempos de escolas, era comum decorarmos a raiz quadrada de alguns números, como por exemplo: 4, 9 ou 16, que possuem como raiz quadrada os números: 2, 3 e 4, respectivamente.

Para os números de pequenas grandezas, é relativamente simples chegar ao resultado da raiz quadrada. Porém, podemos recorrer a uma planilha eletrônica quando os números vão ficando maiores.

Como calcular raiz quadrada no Excel

Apesar de parecer complicada na matemática tradicional, a raiz quadrada no Excel é muito simples de fazer, basta escrever a fórmula: =raiz(número). Confira um exemplo abaixo:

Neste caso, você precisa apenas certificar que o número é positivo, caso contrário a fórmula retornará um erro. Mas calma, tem uma maneira de contornar o erro para números negativos, usando a seguinte fórmula =raiz(abs(número)). Veja:

Raiz Quadrada em outras planilhas

Para facilitar ainda mais a nossa vida, a fórmula da raiz quadrada em outras planilhas eletrônicas é a mesma, tanto com números positivos quanto negativos. Veja no aplicativo PlanMaker, do Free Office como fica:

E nas Planilhas Google o comando utilizado é o mesmo para se chegar ao resultado de uma raiz quadrada, olha só:

Calculando a raiz cúbica

A raiz cúbica no Excel, ou em outras planilhas eletrônicas, não possui uma fórmula específica, porém utilizando a seguinte expressão matemática é possível chegar ao resultado esperado: =A1^(1/3). Com um exemplo, você pode entender melhor:

E esse foi nosso tutorial sobre a utilização da raiz quadrada e cúbica em planilhas eletrônicas e agora você já sabe que apesar do nome parecer complexo, o processo é bem simples! Conte para gente se já conhecia essa fórmula nos comentários abaixo.

Mostrar mais

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: