Direito Previdenciário

Recolhimento Trimestral e Antecipação de Recolhimento de Contribuições Previdenciárias

Ocorrerá antecipação do recolhimento de contribuições previdenciárias quando a data definida na legislação para o recolhimento até o dia 20, não houver expediente bancário nessa data. Neste caso o prazo para o pagamento será antecipado para o dia útil imediatamente anterior. Caso não haja o pagamento nada data citada ou após o prazo, incidirão juros e multas pelo recolhimento em atraso.

Entretanto quando o vencimento do prazo para pagamento das contribuições ocorrer no dia 15 do mês subseqüente ao da ocorrência do fato gerador, caso do contribuinte individual, facultativo e empregado doméstico, e não houver expediente bancário nesta data, o prazo de pagamento será prorrogado para o primeiro dia útil subseqüente.

Recolhimento trimestral de Contribuições Previdenciárias

É facultada a opção pelo recolhimento trimestral da contribuição social previdenciária ao empregador doméstico e aos segurados contribuintes individual e facultativo, cujos salários de contribuição correspondam ao valor de um salário mínimo.

A contribuição trimestral deve ser colhida até o dia 15 do mês subseqüente ao do encerramento de cada trimestre civil. Prorroga-se para o primeiro dia útil subseqüente quando não houver expediente bancário no dia 15. No recolhimento de contribuições em atraso incidirão os valores de multa de mora a partir do primeiro dia útil subseqüente ao do vencimento.

Não se aplica o recolhimento trimestral quando se trata de recolhimento calculado sobre o piso salarial fixado por lei estadual ou normativo da categoria, ou seja, valores diversos do salário mínimo nacional.

Chat for free with English native speakers.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: