Conhecimentos Bancários

Renda Variável o que é ?

Se você já sabe o que é renda fixa, então saberá o que é renda variável. Os ativos que estão na categoria de renda variável são aqueles que possibilitam algum tipo de participação do agente nos ganhos auferidos conforme a posse do ativo. Um exemplo é a cota de Fundos de Investimento Imobiliários (FII),  ao adquiri-lo o investidor terá direto a receber algum percentual dos aluguéis de certo imóvel, ou alguma participação em ganhos dos bens que compõem o fundo.

Essa lógica também aplica-se ao tipo de ativo mais emblemático da renda variável, que são as ações . Ações são a menor fração do capital social de uma empresa, ou seja, a unidade do capital nas sociedades anônimas. Quem adquire essas “frações” é chamado de acionista, e vai ter uma certa participação na empresa (dividendos ou juros sobre capital próprio) correspondente a quantas dessas “frações” ele detiver.

Tipos de ações

Ordinárias (ON): Garante aos acionistas o direito a voto nas assembleias. Cada ação ON dá direito a um voto, logo quem tem mais manda mais;
Preferenciais (PN): Têm preferência no recebimento de dividendos em relação as ordenarias, e mais:

  • Não têm direito a voto;
  • Recebem 10% a mais de dividendos em relação a ordinárias;
  • Caso a companhia fique 3 anos sem distribuir dividendos passa a ter direito a voto, mas assim que retornar dividendos voltará a ter status de Ação PN.

Tributação em Renda variável:

Na renda variável, diferente da renda fixa, não há uma só regra que se aplica aos ativos quanto aos impostos a serem cobrados. Na renda fixa temos o imposto de renda cobrado conforme tabela regressiva e também o IOF regressivo. Na renda Variável cada categoria de ativo, e diversos outros fatores irão fazer com que a tributação seja realizada de forma diferente.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: