Português

Tudo Sobre Derivação Prefixal ou ainda Prefixação

Aos estudar derivação no português, é sempre comum surgir a dúvida, o que é prefixação, ou o que é derivação prefixal ? Objetivamente, a derivação Prefixal ou ainda Prefixação trata-se de um processo de formação de palavras que parte de uma palavra chamada de primitiva sendo acrescentada de um prefixo que gera uma nova palavra.

Assim, a prefixação ou derivação prefixal significa um processo de criação ou surgimento de palavras a partir de uma palavra primitiva. É sempre bom usar exemplos para ver como esse processo funciona.

Derivação prefixal Exemplos

Veja os seguintes exemplos:

  • des + continuar = descontinuar
  • hiper + mercado = hipermercado

Para reforçar destacamos que necessitamos de uma palavra primitiva da qual irá surgir a palavra derivada. Na derivação prefixal o que conta é o acréscimo do prefixo antes do radical.  Apesar de se formar uma nova palavra ao retirarmos o prefixo o termo original ainda estará lá. Assim a derivação prefixal não altera o sentido da palavra primaria.

A derivação prefixal é espécie do processo de  formação de palavra chamado de derivação que abordamos em outro texto com mais detalhes, veja abaixo.

[box title=”Mais sobre Derivação:” box_color=”#d77777″ title_color=”#ffffff” radius=”11″] [/box]
Mostrar mais

Artigos relacionados

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: