Acentuação de Hiatos: Como Funciona ?
É recorrente vermos palavras como “saúde”, “saída”, “raíz”, “juízes” que possuem como caracteristicas em comum o fato da segunda vogal formadora do hiato ser acentuada. Esse coincidência faz com que muitas pessoas pensem que todos os hiatos são acentuados. Essa generalização é perigosa e pode levar muita gente boa ao engano em um momento de prova.
Assim sendo, a melhor arma contra o erro é o conhecimento e com esse intuito vamos verificar qual é a regra que justifica a acentuação de palavras que possuam o encontro vocálico chamado de hiato.
Basicamente, para que um hiato seja acentuado deve-se atender quatro passos que enumeros abaixo:
- A segunda vogal do hiato deve ser “I” ou “U”;
- “I” ou “U” devem estar na segunda posição da palavra em que o hiato está localizado (é redundante, mas reforça a ideia do item um);
- O “I” ou o “U” devem estar sozinhas na separação silábica ou no máximo acompanhadas do “S” (característica inerente ao hiato);
- E por último o “I” e o “U” devem estar longe do digráfo “NH” (diga-se separados por uma outra sílaba).
Dos passos acima citados o último é o mais complicado de ser compreendidor. No entanto, com um exemplo clássico podemos entender, vejamos:
RAINHA: RA-I-NHA
O “I” está na segunda posição do hiato e também aparece sozinho no momento da separação silábica (itens 1, 2 e 3 atendidos). Mas o que impossibilita o acento nessa palavra é o “NH” logo após a vogal “I”.
Veja que é uma regra relativamente simples, mas que exige muita atenção considerando que, em regra, hiatos com “i” e “u” são em diversos casos acentuados. Essa regularidade pode confundir nossa mente em um mometno de prova e o examinador irá brincar com esse fato. Assim sendo fique esperto.
[wp_ad_camp_1]
[wp_ad_camp_2]