Diferença entre a Taxas Equivalentes e Taxas Proporcionais
Constantemente há cobrança em diversas provas seja de concurso ou certificações para a área financeira como CPA10 e CPA20 que exigem a conceituações e diferenças entre as taxas de juros e Equivalência e Proporção entre elas. Assim sendo, vamos ver neste texto quais as diferenças e finalidades dessas ferramentas da Matemática Financeira.
O que são as Taxas proporcionais ?
Duas taxas de juros serão proporcionais quando, expressas em unidades de tempo distintas, incidindo sobre um mesmo capital inicial, por um um mesmo período ou prazo, geram o mesmo montante (ou valor futuro), considerando o regime de capitalização simples.
Vejamos um exemplo: a taxa de 3% a.m. será proporcional à taxa de 36% a.a. (12×3%=36%).
Veja que proporcionalidade de taxas aplica-se somente aos juros simples (capitalização simples) com taxas de tempos diferentes e não aos juros compostos (capitalização composta).
o que são Taxas equivalentes ?
Já duas taxas de juros, quando expressas em unidades de tempo distintas, serão equivalentes quando, incidindo sobre um mesmo capital inicial, por um mesmo prazo, geram o mesmo valor futuro (ou montante), sempre considerando o regime de capitalização composta.
Exemplo: Suponhamos uma taxa de 2,5% a.m. essa terá como equivalente uma ta×a de 34,49% a.a. Vejamos a fórmula aplicada neste caso: [(1+2,5/100)^12-1]x100= 34,49%
Obs: considerar “^12” como elevado a 12 (potência de 12).
A fórmula de Equivalência de taxas seria expressa pela seguinte expressão:
Onde:
- N1 = número de períodos da taxa 1
- N2 = número de períodos da taxa 2
Para melhor compreensão vejamos um exemplo prático da fórmula de equivalência aplicada. vamos determinar a taxa diária equivalente à taxa de 4% a.m., para 1 mês com 30 dias.
- Taxa1 = taxa diária
- Taxa2 = 4% a.m.
- N1 = 1 dia
- N2 = 30 dias
Exemplo 2: A taxa do DI é uma taxa anual, base 252 dias úteis. Digamos, por exemplo, que um contrato futuro de DI, com vencimento daqui a 66 dias úteis, esteja sendo negociado a 13% ao ano. Qual a taxa efetiva paga por este contrato até o seu vencimento? Para responder a esta questão, é necessário encontrar a taxa equivalente a 13% ao ano para o período de 66 dias úteis (na base 252 dias). destaca-se que um contrato futuro de DI é negociado na BM&FBovespa na base 252 dias úteis.
Vejamos:
Diferença Proporção e Equivalência de taxa de juros
Em resumo quando dizemos que as taxas são proporcionais, está implícito que tratamos do regime de capitalização simples. Já, quando aborda-se as taxas equivalentes, usamos o regime de capitalização composta, ou seja, taxa de juros compostas.
Veja que há necessidade de termos duas referências para compará-las nas taxas nominais e taxas equivalentes. O comum entre elas é a necessidade de se haver taxas expressas em diferentes prazos para compreender a dinâmica.
Compreendendo os conceitos aqui expostos não há como confundir essas taxas com taxas efetiva e taxa nominal que explicamos com mais detalhes aqui.
[tabs style=”1″] [tab title=”Matemática Financeira“] [list style=”link”]
- Diferença entre a Taxas Equivalentes e Taxas Proporcionais
- Equivalência de Taxas na HP-12C – Como Fazer ?
- Como Calcular na HP-12C Montante (Valor Futuro) com Juros Compostos
- Saiba Como Calcular Valor Futuro (Montante) dos Juros Simples na HP-12C
- Cálculo de Juros Equivalentes Diários na HP-12C na Base de 252 Dias Úteis
- Cálculo de Juros Compostos na Base 360 Dias Versus Base 252 Dias
- O que Significa Taxas Reais e Taxas Aparentes ou Nominais