Modo indicativo o que é e quando usar ?
O modo indicativo acontece quando algo for concluído como real, quando não dúvidas sobre o acontecimento. Assim aquela pergunta “quando usamos o modo indicativo ?” é respondida pela fato desse modo verbal indicar eventos que de fatos ocorreram, diferente, portanto, do modo subjuntivo e do modo imperativo . Como poderemos perceber nos exemplos a seguir, a certeza do modo indicativo pode referir-se à presente, passado ou futuro.
Para ficar clara a conceituação de verbos no modo indicativo, devemos ver exemplos. Assim, vejamos agora algumas frases no modo indicativo:
- Ela saiu de casa.
- Ele comprou o pão.
- Herik vai fazer o jantar.
- Eu a amo. (Verbo amar modo indicativo)
No modo indicativo, os tempos verbais simples do modo indicativo são:
- Presente do indicativo;
- Pretérito imperfeito do indicativo;
- Pretérito perfeito do indicativo;
- Pretérito mais-que-perfeito do indicativo;
- Futuro do presente do indicativo, e;
- Futuro do passado do indicativo.
Vamos agora conhecer mais sobre cada um desses tempos verbais do modo indicativo:
No presente do indicativo, as ações são narradas, principalmente, no momento em que ocorrem. Exemplos de frases no presente do indicativo:
- Eu estou no supermercado.
- Eu vou agora ao consultório.
O pretérito imperfeito do indicativo expressa continuidade e duração, normalmente fala de ações que ocorreram no passado mais ainda não terminaram. Exemplo de frases no pretérito imperfeito do indicativo:
- Todos os dias eu ia ao fliperama depois das aulas.
- Quando era jovem, Denis corria todas as tardes.
O pretérito perfeito do indicativo indica alguma ação que foi executada no passado. Veja alguns exemplos de frases no pretérito perfeito do indicativo:
- Eu ganhei um concurso de dança.
- Maria foi a praia sozinha.
O pretérito-mais-que-perfeito tem uso limitado, geralmente é usado para indicar uma ação passada, que ocorreu antes de outra ação também passada. São encontrados majoritariamente em exclamações. Como exemplo de frases no pretérito-mais-que-perfeito abaixo:
- Tomara que ela chegue cedo.
- Ai, quem me dera.
O futuro do presente no modo indicativo indica uma ação que irá ocorrer logo após o término do discurso. Observe exemplo de frases no futuro do presente no modo indicativo abaixo:
- Eu vou para o salão amanhã.
- Ele fará dezoito na próxima semana.
O futuro do pretérito do modo indicativo se refere a uma ação que é consequência de outra, sendo assim condicionada a ela. Exemplo de frases com o uso do futuro do pretérito do indicativo:
- Eu ficaria bem feliz em voltar a ser seu amigo.
- Eu faria isso por você, caso você tivesse pedido.
3 Comentários