Resolução CMN n.º 3.694, com Alterações Subsequentes
Abaixo disponibilizamos na integra a resolução do CMN que será cobrada na prova do concurso público para o Banco do Brasil de 2012, devemos mencionar que possivelmente também será lavo de cobrança pela caixa Econômica Federal em seu próximo concurso público.
Ao final do texto disponibilizamos o arquivo em PDF da resolução 3694 do CMN.
[wp_ad_camp_1][wp_ad_camp_1]RESOLUÇÃO Nº 3694
Dispõe sobre a prevenção de riscos na contratação de operações e na prestação de serviços por parte de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público que o Conselho Monetário Nacional, em sessão realizada em 26 de março de 2009, com base no art. 4º, inciso VIII, da referida lei, RESOLVEU:
Art. 1º As instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem contemplar, em seus sistemas de controles internos e de prevenção de riscos previstos na regulamentação vigente, a adoção e a verificação de procedimentos, na contratação de operações e na prestação de serviços, que assegurem:
- I – a prestação das informações necessárias à livre escolha e à tomada de decisões por parte de seus clientes e usuários, explicitando, inclusive, as cláusulas contratuais ou práticas que impliquem deveres, responsabilidades e penalidades e fornecendo tempestivamente cópia de contratos, recibos, extratos, comprovantes e outros documentos relativos a operações e a serviços prestados;
- II – a utilização em contratos e documentos de redação clara, objetiva e adequada à natureza e à complexidade da operação ou do serviço prestado, de forma a permitir o entendimento do conteúdo e a identificação de prazos, valores, encargos, multas, datas, locais e demais condições.
- III – a adequação dos produtos e serviços ofertados ou recomendados às necessidades, interesses e objetivos dos seus clientes; (Incluído pela Resolução 3.919, de 25/11/2010)
- IV – a possibilidade de tempestivo cancelamento de contratos; (Incluído pela Resolução 3.919, de 25/11/2010)
- V – a formalização de título adequado estipulando direitos e obrigações para fins de fornecimento de cartão de crédito; e (Incluído pela Resolução 3.919, de 25/11/2010)
- VI – o encaminhamento de cartões de crédito ao domicílio do cliente somente em decorrência de sua expressa solicitação.” (NR) (Incluído pela Resolução 3.919, de 25/11/2010)
Art. 2º As instituições referidas no art. 1º devem divulgar, em suas dependências e nas dependências dos estabelecimentos onde seus produtos são ofertados, em local visível e em formato legível, informações relativas a situações que impliquem recusa à realização de pagamentos ou à recepção de cheques, fichas de compensação, documentos, inclusive de cobrança, contas e outros.
Art. 3º É vedado às instituições referidas no art. 1º recusar ou dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico.
- § 1º O disposto no caput não se aplica às dependências exclusivamente eletrônicas nem à prestação de serviços de cobrança e de recebimento decorrentes de contratos ou convênios que prevejam canais de atendimento específicos.
- § 2º A opção pela prestação de serviços por meios alternativos aos convencionais é admitida desde que adotadas as medidas necessárias para preservar a integridade, a confiabilidade, a segurança e o sigilo das transações realizadas, assim como a legitimidade dos serviços prestados, em face dos direitos dos clientes e dos usuários, devendo as instituições informá-los dos riscos existentes.
Art. 4º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 5º Ficam revogadas as Resoluções nºs 2.878, de 26 de julho de 2001, e 2.892, de 27 de setembro de 2001.
Brasília, 26 de março de 2009.
Henrique de Campos Meirelles
Presidente
[visitante] [alertbox] Para acessar o material desta resolução em formato PDF você deve cadastrar-se em nosso site. Para tanto CLICK e Faça seu Cadastro Gratuito para baixar o arquivo em PDF no LinkConcursos.com.br. [/alertbox] [/visitante]
[membro] [button link=”https://linkconcursos.com.br/wp-content/uploads/2012/02/res_3694_v1_L.pdf” color=”#B9BDEB” size=”3″ style=”1″ dark=”1″ radius=”auto” target=”blank”] Para fazer o download do arquivo em PDF CLICK AQUI [/button] [/membro] [tabs style=”1″] [tab title=”Material de Estudo“] [list style=”link”]
- Resolução CMN n.º 3.694, com Alterações Subsequentes
- Carta-Circular Bacen 3.098/03 – Baixe Gratuitamente
- Lei n.º 8.078/90 com alterações posteriores – Código de Defesa do Consumidor
- Código de Ética da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL em PDF
- Lei nº 7.998/90 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque)
- Estatuto da CAIXA – Da Denominação, Sede, Foro, Duração e Demais Disposições Preliminares, Dos Objetivos, Do Pessoal
- Lei nº 8.036/90 FGTS: Possibilidades e Condições de Utilização e Saque
- Saiba Quando é exigido o Certificado de Regularidade do FGTS
- Concorrência e Quantidade de Inscritos no Concurso Banco do Brasil
- Fazer Inscrição Concurso Banco do Brasil 2012 – Escriturário BB
- Saiba as Matérias Cobradas no Concurso do Banco do Brasil de 2012
- www.cesgranrio.com.br – Inscrição em Concursos da CESGRANRIO
- Locais de Prova Concurso Público
- Saiba Como Será a Prova e Quais Serão os Pesos por Matérias do Concurso BB 2012
- Aberto Concurso para o Banco do Brasil 2012 para Escriturário