LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Matemática Financeira > Equivalência de Taxas na HP-12C – Como Fazer ?

Equivalência de Taxas na HP-12C – Como Fazer ?

Já vimos em nosso site qual a diferença entre taxas Equivalentes e Taxas Proporcionais conceitos muito cobrado em provas de concursos públicos e diversas certificações. Agora vamos compreender como efetuar o cálculo da Equivalência de Taxas na Hp-12c.

Vamos nos ater as Taxas Equivalentes na HP-12c pois o calculo de Taxa Proporcionais não necessita de maiores esforços para sr realizado na HP-12C. Basta uma divisão ou multiplicação da taxa pelo período que se deseja. Para compreender melhor como fazer o cálculo de taxas Equivalentes e proporcionais veja aqui.

Vamos agora ao calculo propriamente dito da Taxa Equivalente na HP-12c. Vamos trabalhar com o exemplo utilizado em nosso texto que trata da explicação sobre os conceitos de Taxa Equivalente e Taxa Proporcional. Nele utilizamos uma taxa de 4% ao mês que deveria ser convertida para Taxa diária em um mês de 30 dias. Vejamos:

i = 4% a.m

Obs: lembre-se que ao fazermos a capitalização utilizamos a fórmula [1+(4/100)] = 1,04, portanto ao impostar os dados na calculadora, no processo abaixo, já iniciamos com 1,04

 

As teclas utilizadas na equivalência de taxas na HP-12c é um tanto quanto diferente das utilizadas nas fórmulas de capitalização simples e capitalização composta como já apresentamos em nosso site.

Termos Relacionados:

Publicado em Matemática Financeira