LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Raciocínio Lógico > Exercícios de Lógica com Comentários

Exercícios de Lógica com Comentários

Faça exercícios de Lógica sentencial e argumentativa com questões de concurso anteriores.

Exercícios de Lógica com Explicação

Question 1
A frase “Você sabe que horas são?” é uma proposição.
A
Certo
B
Errado
Explicação da Questão 1: 
Não é proposição pois é uma frase interrogativa.
Question 2
Nas sentenças abaixo, apenas A e D são proposições. A: 12 é menor que 6. B: Para qual time você torce? C: x + 3 > 10. D: Existe vida após a morte. Escolha uma:
A
Certo
B
Errado
Explicação da Questão 2: 
A sentença A é uma proposição pois é possível fazer uma juízo (julgá-la em V ou F) dela. A sentença B não é uma proposição, pois é interrogativa. (lembre-se: sentenças interrogativas, exclamativas e imperativas não são proposições, pois não é possível fazer juízo delas). A sentença C não é proposição e sim uma SENTENÇA ABERTA, pois há uma variável livre (x) e dependendo dessa a variável o valor lógico da sentença fica indefinido. A sentença D é afirmativa, não exclamativa, não interrogativa, não imperativa, não sentença aberta (não tem variável livre), então ela é proposição.
Question 3
Considerando-se que as proposições A, B e C tenham valorações V, F e V, respectivamente, e considerando-se também as proposições P e Q, representadas, respectivamente, por A Λ (B v C) e [¬(A Λ B)] v (¬C) é certo afirmar que P e Q têm a mesma valoração.
Escolha uma:
A
Certo
B
Errado
Explicação da Questão 3: 
Atribuindo-se os valores lógicos dados no item, e aplicando-se as regras lógicas organizadas nas tabelas-verdades, tem-se: ou seja P: V e Q: V
Question 4
A proposição “Se 9 for par e 10 for ímpar, ento 10 < 9” é uma proposição valorada como F.
Escolha uma:
A
Certo
B
Errado
Explicação da Questão 4: 
Atribuindo-se os valores lógicos conhecidos da matemática básica: A: 9 é par: F B: 10 é ímpar: F C: 10 < 9: F e aplicando-se as regras lógicas para os conectivos , tem-se: (A^B)→C => (F^F)→F => v ou seja, a proposição composta é V, tornando o tem ERRADO.
Question 5
Considerando-se as possíveis valorações V ou F das proposições A e B e completando-se as colunas da tabela abaixo, se necessário, é certo afirmar que a última coluna dessa tabela corresponde à tabela-verdade da proposição [A v (¬B)] → [¬(A v B)]
A
Certo
B
Errado
Explicação da Questão 5: 
Montando-se a tabela-verdade fornecida no item, tem-se a tabela acima mencionada do exercício. Ou seja, a tabela-verdade está corretamente preenchida.
Question 6
O número de linhas da tabela-verdade de uma proposição composta é igual a 6. Escolha uma:
A
Certo
B
Errado
Explicação da Questão 6: 
A referida proposição composta possui 3 variáveis proposicionais, então sua tabela-verdade terá 23 = 8 linhas
Question 7
Dizer que “Antonio Geraldo é são-paulino ou José Carlos não é cruzeirense” é do ponto de vista lógico, o mesmo que dizer que: Escolha uma:
A
Se Antonio Geraldo é são-paulino, então José Carlos não é cruzeirense.
B
Se Antonio Geraldo não é são-paulino, então José Carlos é cruzeirense.
C
Se José Carlos não é cruzeirense, então Antonio Geraldo é são-paulino
D
Se José Carlos é cruzeirense, então Antonio Geraldo é são-paulino.
E
Antonio Geraldo é são-paulino e José Carlos não é cruzeirense.
Explicação da Questão 7: 
A resposta correta é: Se José Carlos é cruzeirense, então Antonio Geraldo é são-paulino..
Question 8
Maria tem três carros: um gol, um corsa e um fiesta. Um dos carros é branco, o outro é preto, e o outro é azul. Sabe-se que:
  1. ou gol é branco, ou o fiesta é branco,
  2. ou o gol é preto , ou o corsa é azul,
  3. ou o fiesta é azul, ou o corsa é azul,
  4. ou o corsa é preto, ou o fiesta é preto.
Portanto, as cores do gol, do corsa e do fiesta são, respectivamente:
A
branco, preto, azul
B
preto, azul, branco
C
azul, branco, preto
D
preto, branco, azul
E
branco, azul, preto
Explicação da Questão 8: 
Estamos diante de nosso primeiro problema de lógica, muito comum em provas da Esaf, que é questão que você lê, relê e não sabe por onde começar. Isso porque a questão não tem ponto de partida. E quando isso acontecer, seja com ou, com ou ... ou, com se ... então, ou até mesmo com aquelas clássicas questões para se descobrir que fala a verdade ou mente (ver a próxima questão), você deve criar hipóteses. Escolha uma proposição simples qualquer (por exemplo, o gol é branco) e primeiro admita que ela é F (hipótese 1), extraindo suas conclusões e depois admita que ela é V (hipótese 2), tirando suas conclusões. Em um dos casos, as conclusões são contraditórias e você mata a questão com o outro caso. Antes de criarmos as hipóteses, deve-se observar que foi usada a estrutura ou...ou (disjunção exclusiva) e lembrando a sua tabela-verdade, ela só pode ter uma proposição V, não podendo ter ambas V, nem ambas F. Vamos às hipóteses. 1ª hipótese: “gol é branco” é F. Admitindo isso, conclui-se, na estrutura (1) que o “fiesta é branco” é V (acompanhe o diagrama), pois em uma estrutura ou...ou as proposições não podem ser ambas F. Com isso (sabendo que o “fiesta é branco”), na estrutura (3) – acompanhe o diagrama – o “fiesta é azul” fica F, concluindo que o “corsa é azul” é V, pois em uma estrutura ou...ou as proposições não podem ser ambas F. Daí, na estrutura (4) o “corsa é preto” é F, pois como vimos em (3) o “corsa é azul” e o “fiesta é preto” também é F, pois como vimos em (1), o “fiesta é branco”. Chegando a uma contradição, pois em uma estrutura ou...ou as proposições não podem ser ambas F. Temos, então, de fazer a 2ª hipótese. 2ª hipótese: “gol é branco” é V. Se o “gol é branco”, então, em (1), o “fiesta é branco” é F e, em (2) o “gol é preto” também é F (acompanhe o diagrama), concluindo, em (2) que o “corsa é azul” é V, pois em uma estrutura ou...ou as proposições não podem ser ambas F. Daí (sabendo que o “corsa é azul”) infere-se em (3) que o “fiesta é azul” é F e o “corsa é azul” é V e em (4) que o “corsa é preto” é F, concluindo que o “fiesta é preto” é V, pois em uma estrutura ou...ou as proposições não podem ser ambas F. Ou seja, o “gol é branco”, o “corsa é azul” e o “fiesta é preto”.
Question 9
Três amigos, Waldson, Antonio e Zé, estão sentadas lado a lado em um estádio de futebol e usando a camisa de seus times de futebol. Um é atleticano, o outro é são-paulino, e o terceiro é um flamenguista cardíaco, não necessariamente nessa ordem. Um torcedor X sabia da fama deles, apesar de não conhecê-los: que Waldson sempre fala a verdade; Antonio às vezes fala a verdade; e Zé nunca fala a verdade. O torcedor X perguntou o nome deles (que estavam vestidos a caráter) e eles responderam: O são-paulino falou: “Waldson é atleticano’’. O atleticano falou: “Eu sou Antonio’’. O flamenguista disse: “Zé é atleticano’’. Os times Waldson, Antonio e Zé eram, respectivamente: Escolha uma:
A
flamengo, atlético mineiro, são paulo
B
flamengo, são paulo, atlético mineiro
C
são paulo, flamengo, atlético mineiro
D
são paulo, atlético mineiro, flamengo
E
atlético mineiro, são paulo, flamengo
Explicação da Questão 9: 
Para a questão ser resolvida, o torcedor X precisa associar o nome de cada uma das pessoas com seu respectivo time de futebol. Como essas pessoas estão a caráter, o torcedor X, sabe onde está o flamenguista, o são-paulino e o atleticano, portanto sabe o que cada um deles disse, mas não sabe o nome deles. O segredo desse tipo de questão é identificarmos o que a pessoa que fala a verdade diz, ou seja, nessa questão, precisa-se identificar a resposta do Waldson. E para isso criam-se hipóteses para descobrir qual dos três é o que fala a verdade. Hip 1) Será que ele pode ser a pessoa que disse a primeira frase? 1ª Frase - O são-paulino falou: “Waldson é atleticano” Não, pois se o Waldson fosse essa pessoa, ele diria “Waldson é são-paulino” Hip 2) Será que ele pode ser a pessoa que disse a segunda frase? 2ª Frase - O atleticano falou: “Eu sou Antonio”. Não, pois se o Waldson fosse essa pessoa, ele diria: “Eu sou Waldson” Hip 3) Será que ele pode ser a pessoa que disse a terceira frase? 3ª Frase - O flamenguista disse: “Zé é atleticano” Sim, por eliminação, o Waldson só pode ser essa pessoa. E como ele diz a verdade, conclui-se que “Zé é atleticano”, portanto, por eliminação, Antonio é São-paulino. A resposta correta é: flamengo, são paulo, atlético mineiro.
Question 10
Todos os alunos de matemática são, também, alunos de inglês, mas nenhum aluno de inglês é aluno de história. Todos os alunos de português são também alunos de informática, e alguns alunos de informática são também alunos de história. Como nenhum aluno de informática é aluno de inglês, e como nenhum aluno de português é aluno de história, então: Escolha uma:
A
pelo menos um aluno de português é aluno de inglês
B
pelo menos um aluno de matemática é aluno de história
C
nenhum aluno de português é aluno de matemática
D
todos os alunos de informática são alunos de matemática
E
todos os alunos de informática são alunos de português
Explicação da Questão 10: 
O enunciado traz as seguintes proposições categóricas: 1. Todos os alunos de matemática são, também, alunos de inglês 2. Nenhum aluno de inglês é aluno de história 3. Todos os alunos de português são também alunos de informática 4. Alguns alunos de informática são também alunos de história 5. Nenhum aluno de informática é aluno de inglês 6. Nenhum aluno de português é aluno de história Veja que há várias proposições categóricas, e devemos fazer a representação gráfica de cada uma para encontrar a resposta correta. A resposta correta é: nenhum aluno de português é aluno de matemática.
Question 11
Se Beraldo briga com Beatriz, então Beatriz briga com Bia. Se Beatriz briga com Bia, então Bia vai ao bar. Se Bia vai ao bar, então Beto briga com Bia. Ora, Beto não briga com Bia. Logo, Escolha uma:
A
Bia não vai ao bar e Beatriz briga com Bia
B
Bia vai ao bar e Beatriz briga com Bia
C
Beatriz não briga com Bia e Beraldo não briga com Beatriz
D
Beatriz briga com Bia e Beraldo briga com Beatriz
E
Beatriz não briga com Bia e Beraldo briga com Beatriz
Explicação da Questão 11: 
A resposta correta é: Beatriz não briga com Bia e Beraldo não briga com Beatriz.
Question 12
Se fulano é culpado, então Beltrano é culpado. Se Fulano é inocente, então ou Beltrano é culpado, ou Sicrano é culpado, ou ambos, Beltrano e Sicrano são culpados. Se Sicrano é inocente, então Beltrano é inocente. Se Sicrano é culpado, então Fulano é culpado. Logo, Escolha uma:
A
Fulano é inocente, e Beltrano é inocente, e Sicrano é inocente
B
Fulano é culpado, e Beltrano é culpado, e Sicrano é inocente
C
Fulano é culpado, e Beltrano é inocente, e Sicrano é inocente
D
Fulano é inocente, e Beltrano é culpado, e Sicrano é culpado
E
Fulano é culpado, e Beltrano é culpado, e Sicrano é culpado
Explicação da Questão 12: 
A resposta correta é: Fulano é culpado, e Beltrano é culpado, e Sicrano é culpado.
Question 13
O rei ir à caça é condição necessária para o duque sair do castelo, e é condição suficiente para a duquesa ir ao jardim. Por outro lado, o conde encontrar a princesa é condição necessária e suficiente para o barão sorrir e é condição necessária para a duquesa ir ao jardim. O barão não sorriu. Logo: Escolha uma:
A
A duquesa foi ao jardim ou o conde encontrou a princesa
B
Se o duque não saiu do castelo, então o conde encontrou a princesa
C
O rei não foi à caça e o conde não encontrou a princesa
D
O rei foi à caça e a duquesa não foi ao jardim
E
O duque saiu do castelo e o rei não foi à caça
Explicação da Questão 13: 
Primeiro identifica-se o uso de expressões, como “condição necessária” e condição suficiente”. Percebe-se, então, que o SE...ENTÃO está “camuflado”. Logo, para resolver a questão, primeiro, descamufla-se o SE...ENTÃO e depois estrutura-se a argumentação lógica, para que, com as premissas dadas no enunciado, extrair as conclusões e marcar a alternativa correta. Consideremos as proposições: p: O rei ir à caça q: duque sair do castelo r: a duquesa ir ao jardim s: o conde encontrar a princesa t: o barão sorrir Descamuflando as sentenças e simbolizando-as: P1) o rei ir à caça é condição necessária para o duque sair do castelo P1) q→p P2) o rei ir à caça é condição suficiente para a duquesa ir ao jardim P2) p → r P3) o conde encontrar a princesa é condição necessária e suficiente para o barão sorrir P3) s ↔ t P4) o conde encontrar a princesa é condição necessária para a duquesa ir ao jardim P4) r → s P5) O barão não sorriu P5) ¬ t Forma do argumento: Começando a análise pela última premissa (P4), pois é a única que não depende de análise, temos que t deve ser falsa. Observando a terceira premissa (P3) da forma , e sabendo que t é falsa, concluímos que a proposição s deve ser também falsa, pois se s for verdadeira, a premissa seria falsa, o que não pode ocorrer. Agora, para a quarta premissa (P4), , se s é falsa, r também deve ser falsa, pois se r for verdadeira a premissa seria falsa, o que não pode ocorrer. Da mesma forma na segunda premissa (P2) da forma , se r é falsa, p também deve ser falsa. Seguindo o mesmo raciocínio para a primeira premissa (P1), da forma , se p é falsa, q também deve ser falsa. Dessa forma: t é falsa: o barão não sorriu s é falsa: o conde não encontrou a princesa r é falsa: a duquesa não foi ao jardim p é falsa: O rei não foi à caça A resposta correta é: O rei não foi à caça e o conde não encontrou a princesa.
Existem 13 questões incompletas.

Publicado em Raciocínio Lógico