LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Administração Pública > Forma de Controle é Resultado do Processo de Planejamento

Forma de Controle é Resultado do Processo de Planejamento

O processo de Planejamento implica necessáriamente na criação de formas de efetuar o controle do processo ou projeto que será implementado no momento da execução do que foi planejado. Sendo assim, um bom planejamento passa necessáriamente pela elaboração de um bom controle.

É importante ter isso em mente tendo em vista que as seleções públicas e também no contidiano do administrador esse conceito é muito usado e constantemente cobrado. Ele também é importante, pois, ele dá o momento exato em que o processo adminitrativo de controle deve ser pensado, para posteriomente ser aplicado. Conforme diz Chiavenato*:

“O planejamento melhora o controle. O controle administrativo envolve medição e avaliação dos resultados do desempenho e a tomada de ação corretiva para melhorar as coisas quando necessário. O planejamento ajuda a tornar isso possível através da definição dos objetivos — resultados de desempenho desejados — e identificação das ações específicas por meio das quais eles devem ser perseguidos. Se os resultados estiverem abaixo do esperado, os objetivos ou os planos de ação, ou ambos, devem ser ajustados ao processo de controle.”

Fonte: (*) CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006 (7a. impressão), pg. 346.

Publicado em Administração Pública