LinkConcursos.com.br > Concursos > Prova Oficial Judiciário Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais 2012

Prova Oficial Judiciário Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais 2012

A prova do concurso do TJ/MG para oficial judiciário – nível médio, aplicada pela FUMARC no dia 15 de abril , surpreendeu muitos candidatos. O alto grau de facilidade das questões  não agradou aos candidatos mais bem preparados, mas deixou esperançosos os menos preparados.

Questões muito fáceis desmerecem os candidatos que estudaram muito, pois não fica difícil ser classificado e o desempate e a sorte passam a ser determinantes para a vitória.
[wp_ad_camp_1] A  FUMARC,  organizadora do concurso,  famosa por ser extremamente “gramatiqueira” apresentou a prova de lingua portuguesa privilegiando a interpretação de textos, e com questões muito, mas muito fáceis. Para conseguir ter uma boa classificação neste concurso o nível de acertos tem que ser alto, acima dos 90%,  pois certamente uma grande leva conseguiu notas muito altas. Deve-se considerar ainda que a classificação final será baseada na média dos pontos obtidos pelos aprovados.

Aproveitem para divulgar nos comentários a sua nota, para se ter uma ideia sobre o ranking ou a nota de corte deste concurso para o cargo de nível médio Oficial Judiciário para a Segunda Instância do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

[infobox] cadastre-se em nosso site participe com seus comentários, envio de textos, convidados os amigos e acumule pontos com cada atividae que poderão ser trocadas por prêmios gratuitos. Click Aqui e faça seu cadastro rápido e grátis. [/infobox] [wp_ad_camp_1] [wp_ad_camp_3]

Termos Relacionados:

Publicado em Concursos
12 comentários sobre “Prova Oficial Judiciário Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais 2012
  1. edi disse:

    As questões 26, 33, 38 eu vou recorrer pois é inadimissivel as respostas da gabarito. Existem outras, mas estas poucas pessoas vão recorrer. Se alguem concorda comigo deixe um comentário.

  2. lika disse:

    aki outra coisa quanto tempo demora pra divulgar os classificados se alguém souber desde já agradeço.

  3. lika disse:

    olá aki acho que tbm houve muitos erros tbm fiz e certas questões tinha certeza tbm e não deu certo colocaram como errado bom o que vcs acham que devo fazer bom poderímamos todos que estamos indignados com estes erros recorrer acho que um número maior sempre é bom.

  4. Robin disse:

    Galera,

    vejam como eu fiz, seguindo todo o blábláblá do edital. Ainda tem a capa que eu não coloquei aqui. O que acham?

    Questão recorrida: 19
    Resposta do gabarito: C
    Resposta do candidato: A
    Argumentação
    A questão 19 da prova objetiva diz:

    Selecione o texto que apresenta o efeito de formatação “Versalete” do Microsoft Word, versão português do Office XP, EXCETO:

    a) Texto Formatado
    b) Texto Formatado
    c) TEXTO FORMATADO
    d) TEXTO FORMATADO

    O trecho ‘,EXCETO’ da questão, deixou como respostas as seguintes alternativas:
    – opção ‘a’, que está com o estilo Tachado duplo.
    – opção ‘b’, que está com o estilo Relevo.
    – e a opção ‘d’, que está com o estilo Todas em maiúsculas(caixa-alta).

    De acordo com o disposto no item 03, Capítulo XIII do Edital, para cada questão da prova objetiva de múltipla escolha, seriam apresentadas 4 (quatro) opções de resposta, das quais apenas 1 (uma) seria a correta.
    Portanto essa questão, de acordo com o edital, deveria ser anulada.
    Caso não houvesse o trecho ‘,EXCETO’ no final do enunciado da questão, o gabarito estaria correto, pois a única opção com o estilo Versalete é a ‘c’.
    O questionamento feito aqui, é sobre o enunciado da questão, por isso não fiz o uso de referência bibliográfica.

  5. Robin disse:

    Luci, sua questão 29 não seria a 19 não. Se colocar o número errado deve invalidar o recurso

  6. Luci disse:

    Boa tarde pessoal!

    Vou entrar com 10 recursos. 9 seguem abaixo e a questão 7 peço ajuda a vocês.

    QUESTÃO 29
    Selecione o texto que apresenta o efeito de formatação “Versalete” do Microsoft Word, versão português do Office XP,
    EXCETO:
    a) Texto Formatado
    b) Texto Formatado
    c) TeXTo ForMaTado
    d) TEXTO FORMATADO

    Letra “C” apontada como correta.
    Observa-se que exceto a letra “C”, todas as outras alternativas não estão em “Versalete”.
    Respostas correta “A”, “B” e “D”.

    QUESTÃO 33
    De acordo com a Lei de Licitações – Lei Nº 8.666, de 21 de Junho de 1993, é INCORRETO afirmar que:
    a) as obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas na própria Lei.
    b) a licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e observará os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, entre outros.
    c) em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, entre outros, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas brasileiras que se constituam como sociedade de economia com reconhecida função social e forma de fiscalização pelo Estado.
    d) não se admite, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes, entre outras.

    Duas respostas corretas “B e C”. O referido artigo foi modificado.

    Não é princípio “o desenvolvimento nacional sustentável” e sim a finalidade.

    O ERRO NÃO ESTÁ NOS PRINCÍPIOS E SIM NAS FINALIDADES.

    O rol dos princípios é realmente exemplificativo, mas o rol de objetivos é taxativo

    QUESTÃO 35
    Da Lei 8.666/1993, é CORRETO afirmar que:
    a) É admitida a modalidade de concorrência para obra de valor acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).
    b) Obras, serviços e compras de grande vulto são aquelas aquelas cujo valor estimado seja superior a 5 (cinco) vezes o limite estabelecido na alínea c do inciso I do artigo 23.
    c) Na licitação, a modalidade de Concorrência não exige que, na fase inicial de habilitação preliminar, os interessados comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos para a execução de seu objeto.
    d) Existindo na praça mais de três possíveis interessados, dispensa-se a formalidade do convite, quando existirem cadastrados não convidados nas últimas licitações, admitindo-se o contrato direto.

    A alternativa “A” foi a apontada como correta no gabarito, no entanto, ao mencionar “E admitida a modalidade de concorrência para obra de valor acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais)”, faltou a palavra “Engenharia” a seguir da “obra”.
    Obra pode ser de “artes”, “caridade”, etc.

    QUESTÃO 47
    Consoante o Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, é CORRETO dizer que:
    a) no prazo de setenta e duas horas da assinatura do acórdão, o cartório onde tramita o feito fará publicar a súmula da decisão, dela constando os nomes dos advogados das partes.
    b) a parte vencida poderá retirar os autos do cartório pelo prazo que a lei consignar. Havendo mais de uma parte vencida, os autos serão liberados primeiro ao autor(es) e depois ao réu(s), independentemente de nova intimação.
    c) antes do trânsito em julgado do acórdão proferido em julgamento criminal, o cartório onde tramita o feito dará ciência do mesmo ao Departamento de Identificação da Secretaria de Estado de Defesa Social da comunicação, com – o nome do réu e sua identificação completa.
    d) qualquer inexatidão material existente no acórdão, devida a lapso manifesto, erro de escrita ou cálculo, não poderá, de ofício, ser corrigida pelo relator do acórdão, devendo a parte prejudicada utilizar o recurso adequado.

    Prazo de 72 horas (confirmar)

    QUESTÃO 49
    Consoante a Lei Complementar nº 59/2001, é CORRETO afirmar que:
    a) o Quadro de Pessoal dos Servidores da Justiça de Primeira Instância é integrado, entre outros, por cargos em comissão, sem necessidade de concurso para seu de provimento.
    b) a nomeação para os cargos integrantes do quadro a que se refere o artigo 251, será feita pelo 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça.
    c) a cada vara e a cada unidade jurisdicional dos Juizados Especiais corresponde uma secretaria integrada obrigatoriamente por servidores das carreiras de Técnico de Apoio Judicial, da especialidade Escrivão Judicial, e de Perito Judicial.
    d) o provimento efetivo dos cargos far-se-á por ato do Conselho da Magistratura e dependerá de aprovação prévia em concurso público de provas, ou de provas e títulos.

    A questão pede que sejam analisadas as respostas tendo em vista a LEI COMPLEMENTAR 59/2001, e na referida lei não há referência acerca dos cargos em comissão.

    QUESTÃO 50
    Conforme a LC 59/2011, é CORRETO afirmar que:
    a) será admitida a conversão em espécie das férias-prêmio adquiridas até 29 de fevereiro de 2009 e não gozadas, pagas a título de indenização quando da aposentadoria.
    b) no caso de falecimento do servidor em atividade, serão devidos ao cônjuge ou ao companheiro por união estável declarada por sentença os vencimentos e vantagens correspondentes ao período de férias-prêmio não gozadas.
    c) não podem trabalhar na mesma Secretaria do Juízo servidores que sejam cônjuges, companheiros por união estável ou parentes consangüíneos, em linha reta ou na linha colateral, até o terceiro grau, salvo se aprovados em concurso púbico e os afins.
    d) são deveres comuns aos servidores dos órgãos auxiliares dos Tribunais e da Justiça de Primeira Instância, fornecer aos interessados, no prazo máximo de setenta e oito horas, salvo motivo justificado, certidão de atos administrativos ou processuais.

    As alternativas “B” e “C” (ART. 267) estão corretas

    QUESTÃO 53
    Consoante o Código de Processo Civil, assinale a opção INCORRETA:
    a) Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que o Escrivão praticar de outro modo, se preencherem a finalidade essencial.
    b) Os atos processuais são públicos. Correm, todavia, em segredo de justiça, os processos: I – em que o exigir o interesse público; Il – que dizem respeito a casamento, filiação, separação dos cônjuges, conversão desta em divórcio, alimentos e guarda de menores.
    c) O direito de consultar os autos e de pedir certidões de seus atos não é restrito às partes e a seus procuradores sendo estendido ao terceiro, que demonstrar interesse jurídico.
    d) Salvo no Distrito Federal e nas Capitais dos Estados, todas as petições e documentos que instruírem o processo, não constantes de registro público, serão sempre acompanhados de cópia, datada e assinada por quem os oferecer.
    Esta questão admite duas respostas A e C, ambas incorretas.

    QUESTÃO 56
    Consoante o Código de Processo Civil, durante as férias e nos feriados não se praticarão atos processuais. Excetuam -se :
    a) a produção antecipada de provas (art. 846)
    b) todos os atos de jurisdição voluntária
    c) a citação, a fim de evitar o perecimento de direito
    d) o arresto, o seqüestro, a penhora e o depósito
    A pergunta refere-se nas “férias E feriados” a resposta correta seria todas as alternativas.
    Todas as respostas estão corretas de acordo com os artigos 173 e 174 do CPC.

    QUESTÃO 57 – ALTERAÇÃO DO GABARITO
    Consoante o Código de Processo Civil, é INCORRETO dizer que:
    a) os atos processuais realizam-se de ordinário na sede do juízo. Podem, todavia, efetuar-se em outro lugar, em razão de deferência, de interesse da justiça, ou de obstáculo argüido pelo interessado e acolhido pelo juiz.
    b) os atos processuais realizar-se-ão nos prazos prescritos em lei. Quando esta for omissa, o juiz determinará os prazos, tendo em conta a complexidade da causa.
    c) o prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, é contínuo, apenas se interrompendo nos feriados.
    d) a superveniência de férias suspenderá o curso do prazo; o que Ihe sobejar recomeçará a correr do primeiro dia útil seguinte ao termo das férias.

    Correção do gabarito para a letra “C” de acordo com o artigo 178 do CPC
    A correta art. 176 CPC
    B correta art. 177 CPC
    D correta art. 179 CPC

    Boa sorte a todos!!!

  7. Robin disse:

    Ok Clarice, essa questão fica difícil colocar alguma fonte de referência, pois o que está errado é o enunciado da questão, a palavra EXCETO invalidou o enunciado, Selecione o texto que… tem o efeito …, EXCETO. As opções A, B e D não possuem o estilo Versalete, poderiam ser as respostas certas. Sem a palavra EXCETO, a resposta é a opção C. Mas vou melhorar. Obrigado pela dica

  8. Clarice disse:

    Robin, acho sua fundamentação boa, mas é interessante citar alguma fonte de referência sobre o assunto…
    Também irei entra contra essa, mas ainda estou pesquisando para ver mais argumentação.

  9. Robin disse:

    Questão 19 da prova de Assist. téc. de sistemas:

    Selecione o texto que apresenta o efeito de formatação “Versalete” do Microsoft Word, versão português do Office XP, EXCETO:

    Além de ter ficado estranho o enunciando, a palavra ‘EXCETO’ no final do enunciado da questão invalidou a resposta do gabarito.
    Sem a palavra EXCETO, ficaria correta a resposta do gabarito, letra C, pois somente essa alternativa está com o estilo Versalete. Com a palavra EXCETO, teria que ter 3 alternativas com o estilo aplicado e uma sem o estilo, que seria a ser marcada.

    vou entrar com recurso desse jeito. O que vocês acham?

  10. cutelo disse:

    Tem algum link sore notas de corte ?

  11. Orlando disse:

    Betania, vou recorrer contra as questões 07, 29, 56 e 57.

  12. Betania Bela disse:

    quais as questões passíveis de recurso?
    Preciso com urgencia
    vamos postar galera a hora é agora.