Excel para Concursos – Atalhos mais Cobrados em Provas
Ter referência para estudo de matérias para concursos é sempre bom. Um tema que toma muito tempo dos concurseiros de plantão são os atalhos cobrados em certos aplicativos exigidos nos certames. Um desses programas é o Excel.
Neste texto procuramos compilar a lista de principais atalhos para concursos públicos cobrados em provas quando há o tema de operacionalização do EXCEL. Uma forma bem eficiente de decorar é usar as teclas e não simplesmente ficar na decoreb. Use as teclas no trabalho, escola ou até mesmo algumas vezes na semana em que estiver estudando.
Caso deseje ver mais textos sobre EXCEL para concursos click aqui e veja nosso material sobre o assunto. Vamos ao que interessa:
-
CTRL+Menos (-) – Exibe a caixa de diálogo Excluir para excluir as células selecionadas.
-
CTRL+; – Insere a data atual.
-
CTRL+` – Alterna entre a exibição dos valores da célula e a exibição de fórmulas na planilha.
-
CTRL+” – Copia uma fórmula da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.
-
CTRL+1 – Exibe a caixa de diálogo Formatar Células.
-
CTRL+2 – Aplica ou remove formatação em negrito.
-
CTRL+3 – Aplica ou remove formatação em itálico.
-
CTRL+4 – Aplica ou remove sublinhado.
-
CTRL+5 – Aplica ou remove tachado.
-
CTRL+6 – Alterna entre ocultar objetos, exibir objetos e exibir espaços reservados para objetos.
-
CTRL+8 – Exibe ou oculta os símbolos de estrutura de tópicos.
-
CTRL+9 – Oculta as linhas selecionadas.
-
CTRL+0 – Oculta as colunas selecionadas.
-
CTRL+A – Seleciona a planilha inteira. Se a planilha contiver dados, este comando seleciona a região atual. Pressionar CTRL+A novamente seleciona a região atual e suas linhas de resumo. Pressionar CTRL+A novamente seleciona a planilha inteira.
-
CTRL+SHIFT+A – Insere os nomes e os parênteses do argumento quando o ponto de inserção está à direita de um nome de função em uma fórmula.
-
CTRL+N – Aplica ou remove formatação em negrito.
-
CTRL+C – Copia as células selecionadas.
-
CTRL+C (seguido por outro CTRL+C) – exibe a Área de Transferência.
-
CTRL+D – Usa o comando Preencher Abaixo para copiar o conteúdo e o formato da célula mais acima de um intervalo selecionado nas células abaixo.
-
CTRL+F – Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Localizar selecionada.
-
SHIFT+F5 – Também exibe essa guia, enquanto SHIFT+F4 repete a última ação de Localizar.
-
CTRL+SHIFT+F – Abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada.
-
CTRL+G – Exibe a caixa de diálogo Ir para. (F5 também exibe essa caixa de diálogo.)
-
CTRL+H – Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Substituir selecionada.
-
CTRL+I – Aplica ou remove formatação em itálico.
-
CTRL+K – Exibe a caixa de diálogo Inserir Hiperlink para novos hiperlinks ou a caixa de diálogo Editar Hiperlink para os hiperlinks existentes que estão selecionados.
-
CTRL+N – Cria uma nova pasta de trabalho em branco
-
CTRL+O – Exibe a caixa de diálogo Abrir para abrir ou localizar um arquivo.
-
CTRL+SHIFT+O – Seleciona todas as células que contêm comentários.
-
CTRL+P – Exibe a caixa de diálogo Imprimir.
-
CTRL+SHIFT+P – Abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada.
-
CTRL+R – Usa o comando Preencher à Direita para copiar o conteúdo e o formato da célula mais à esquerda de um intervalo selecionado nas células à direita.
-
CTRL+B – Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato atual.
-
CTRL+T – Exibe a caixa de diálogo Criar Tabela.
-
CTRL+S – Aplica ou remove sublinhado.
-
CTRL+SHIFT+S – Alterna entre a expansão e a redução da barra de fórmulas.
-
CTRL+V – Insere o conteúdo da Área de Transferência no ponto de inserção e substitui qualquer seleção. Disponível somente depois de ter recortado ou copiado um objeto, texto ou conteúdo de célula.
-
CTRL+ALT+V – Exibe a caixa de diálogo Colar Especial, disponível somente depois que você recortar ou copiar um objeto, textos ou conteúdo decélula em uma planilha ou em outro programa.
-
CTRL+W – Fecha a janela da pasta de trabalho selecionada.
-
CTRL+X – Recorta as células selecionadas.
-
CTRL+Y – Repete o último comando ou ação, se possível.
-
CTRL+Z – Usa o comando Desfazer para reverter o último comando ou excluir a última entrada digitada.
-
CTRL+SHIFT+Z – Usa o comando Desfazer ou Refazer para reverter ou restaurar a correção automática quando Marcas Inteligentes de AutoCorreção são exibidas.
-
CTRL+SHIFT+( – Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleção.
-
CTRL+SHIFT+) – Exibe novamente as colunas ocultas dentro da seleção.
-
CTRL+SHIFT+& – Aplica o contorno às células selecionadas.
-
CTRL+SHIFT+_ – Remove o contorno das células selecionadas.
-
CTRL+SHIFT+~ – Aplica o formato de número Geral.
-
CTRL+SHIFT+$ – Aplica o formato Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parênteses)
-
CTRL+SHIFT+% – Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais.
-
CTRL+SHIFT+^ – Aplica o formato de número Exponencial com duas casas decimais.
-
CTRL+SHIFT+# – Aplica o formato Data com dia, mês e ano.
-
CTRL+SHIFT+@ – Aplica o formato Hora com a hora e os minutos, AM ou PM.
-
CTRL+SHIFT+! – Aplica o formato Número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos (-) para valores negativos.
-
CTRL+SHIFT+* – Seleciona a região atual em torno da célula ativa (a área de dados circunscrita por linhas e colunas vazias).
-
CTRL+SHIFT+: – Insere a hora atual.
-
CTRL+SHIFT+’ -Copia o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.
-
CTRL+SHIFT+Mais (+) – Exibe a caixa de diálogo Inserir para inserir células em branco.
Com esses atalhos ficará mais fácil enfrentar o certame com o assunto Excel, mas destaco que há muito mais temas cobrados do que simplesmente atalhos que devem ser priorizados.
Um Comentário