Formas de negociação de títulos no mercado financeiro
As formas de negociação de títulos públicos aplicam-se não só a essa espécie de título, na verdade, vale para qualquer título.
Geralmente compramos um título hoje, esperando vendê-lo no futuro com algum ganho. Neste caso é o que chamamos de ágio que geralmente responde conforme a demanda. Quando vendemos um título com um valor menor do que comprarmos, teremos um deságio, ou seja, algum prejuízo, mas não necessariamente o deságio significara isso. Pode ocorrer de comprarmos um título pelo valor inferior ao que chamamos valor de face, portanto, adquirimos o título com deságio.
Há ainda a possibilidade de negociarmos os títulos “ao par” que quer dizer comprar e vender o título ao preço de mercado o quanto ele está de fato sendo vendido.
Valor de face x valor de mercado
Quando vamos adquirir um título, seja público ou privado, há, geralmente, um valor de face, aquele valor que está definido pelo título, mas nem sempre o mercado pagará esse valor. Neste caso teremos o preço de mercado que é o quanto o título vale hoje, já que esse preço tem variação.
Em resumo, podemos negociar um título, público ou privado, com ágio, deságio ou ao par tudo isso frente ao valor de face. No entanto, é necessário verificar o preço de mercado do título, ou seja, o quanto o mercado de fato está pagando por aquele título quando poderá ocorrer um ágio, se vendermos a mais do que pagamos ou maior do que o valor de face, deságio, caso contrário ou ainda ao par, vendermos pelo preço que adquirimos.