Cálculo de Juros Equivalentes Diários na HP-12C na Base de 252 Dias Úteis
Já abordamos a forma de cálculo da Equivalência de juros que aplica-se somente aos juros compostos (capitalização Composta) e explicamos como efetuar o cálculo na HP e sem a utilização desta. Vamos agora tratar do uso da HP-12C aplicada ao cálculo da Equivalência na base de 252 dias úteis.
Já tratamos também sobre as diferenças da base de 306 dias e 252 dias úteis para efetuar o cálculo e quais suas utilizações. Neste texto vamos nos ater a conversão de taxas de bases diferentes para diária de forma equivalente. Para tanto iremos utilizar exemplos. Vejamos:
Imagine uma taxa diária equivalente de 18% a.a e que desejamos usar a base de 252 dias úteis como convencionado no mercado:
Taxa dia = ?
Taxa ano (taxa 1) = 18% a.a.
Período 1 (N1) = 1 dia
Período 2 (N2) = 252 dias
Já mostramos como realizar o cálculo acima em outro texto, agora vamos ver como fazê-lo na HP-12C veja:
Vamos agora simular outra situação que aplica-se a capitalização realizada em períodos semelhantes, mas em quantidades diferentes. Suponhamos um exemplo de aplicação que será realizada em Títulos Públicos que utiliza a Taxa DI, que trata-se de taxa anual, base de 252 dias úteis. Digamos que certa aplicação com vencimento em 66 dias úteis possua como taxa 13% ao ano. Qual será a taxa equivalente a 13% ao ano para o período de 66 dias úteis na base de 252 dias ? Vejamos:
Na HP-12C o cálculo seria realizado da seguinte forma:
[tabs style=”1″] [tab title=”Matemática Financeira“] [list style=”link”] [/list] [/tab] [/tabs]