Letra Financeira o que é ?
Semelhante ao CDB, a Letra Financeira (LF)é um instrumento de captação emitido por bancos comerciais, bancos de investimento e bancos múltiplos (com carteira comercial ou de investimento), porém pode ser emitido também por outras instituições a saber:
• Sociedades de crédito, financiamento e investimento;
• Caixas econômicas;
• Companhias hipotecárias;
• Sociedades de crédito imobiliário;
• BNDES.
Prazo mínimo
A LF terá prazo mínimo de 24 meses para o vencimento, vedado o resgate, total ou parcial, antes do vencimento pactuado. Ou seja, pode ter Letra Financeira de mais de 24 meses, mas não menos que isso, por exemplo, LF de um ano não pode.
Destaque-se que a LF admite pagamento de cupom semestral ou anual ao investidor, ou seja, paga algum rendimento em seis meses ou até por ano. Nesse caso, haverá cobrança de impostos sobre esse cupom pago, impostos regressivos conforme regras para renda fixa tanto para IOF quanto para IR.
Garantia: Não possui garantia do FGC;
Cláusula de subordinação na Letra Financeira
Pode apresentar cláusula de subordinação que, nesse caso, NÃO dá preferência para investidor frente aos demais credores em caso de insolvência da Instituição emitente. Então, para entender, com clausula de subordinação o investidor de Letra Financeira será o último a receber algum dinheiro da instituição financeira credora. Assim, se a instituição financeira quebrar, ela colocará todos os investidores em Letra Financeira com clausula de subordinação nos últimos lugares da fila para receber algum recurso.
Valor Mínimo para emissão
• 150 mil reais;
• 300 mil reais caso tenha cláusula de subordinação.
Vantagem ao investidor: a Letra Financeira normalmente oferece rentabilidade superior à do CDB.
Veja que as diferenças entre Letra Financeira e o CDB são:
Letra Financeira tem:
- Prazo mínimo exigido pela lei, CDB não tem;
- Pode ter clausula de subordinação, CDB não tem;
- Não tem cobertura do FGC, CDB tem;
- Pode pagar cupom semestral ou anual, CDB não tem;
- Tem regra para valor mínimo, CBD não tem;
- Não tem liquidez diária, CDB pode ter;
Nos demais itens a LF se iguala ao CDB que é principal instrumento de aplicação financeira de renda fixa hoje em dia no mercado.