Locuções adverbiais em Português: 20 exemplos

As locuções adverbiais são muito comuns na língua portuguesa e, portanto, devemos conhecê-las e entender quando são usadas e para quê finalidade. Por isso, hoje revisaremos o conceito de locução adverbial e estudaremos 20 exemplos de locuções adverbiais que podem ser usados para diversos fins.

Revendo o que é locução adverbial

Para entendermos o que é a locução adverbial precisamos, primeiramente, entender o que são os advérbios. Os advérbios são uma classe gramatical e a sua função é modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, atribuindo a eles uma circunstância.

Exemplos de advérbios são as palavras “muito” e “hoje”.

Agora, qual é a diferença entre advérbios e locuções adverbiais? A diferença entre eles é que, enquanto o advérbio é composto por apenas uma palavra, a locução adverbial é composta por duas ou mais palavras.

As locuções adverbiais podem ser formadas por:

Tipos de locução adverbial

Assim como os advérbios, as locuções adverbiais também possuem tipos, que as classificam e especificam qual circunstância a locução atribuirá ao seu complemento. Confira:

20 exemplos de locuções adverbiais

  1. Em excesso
  2. De modo algum
  3. De jeito nenhum
  4. De pouco
  5. De fato
  6. Com certeza
  7. À toa
  8. Em silêncio
  9. De cor
  10. Às pressas
  11.  À esquerda
  12.  De cima
  13.  Ao lado
  14.  Por perto.
  15.  De manhã
  16.  De noite
  17.  Às vezes
  18.  Em breve
  19. Por pouco
  20. Por ali

Agora que já conhecemos os exemplos de locuções adverbiais e conhecemos, também, seus usos e funções, comente aqui uma frase usando uma locução adverbial. Além disso, compartilhe o texto com os amigos para ajudá-los com esse conteúdo.

Sair da versão mobile