O que é CCI ?
Nesse texto nossa abordagem será a respeito da Cédula de Crédito Imobiliária (CCI) que é um instrumento criado com a finalidade de captar recursos financeiros para empresas que constroem empreendimentos imobiliários sendo assessoradas pelas instituições financeiras que trabalham com o crédito imobiliário. Assim, a CCI é um título de crédito que representa um crédito imobiliário, em que um devedor se compromete a pagar uma dívida imobiliária a um credor. Funciona como um instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário. A CCI transforma um contrato particular em um título de crédito passível de negociação.
É um instrumento de crédito semelhante, quanto as suas características a cédula de crédito bancária (CCB) que já abordamos aqui. No entanto, a CCI é emitida pela incorporadora já a CCB é emitida pelas instituição financeiras. Então na CCI o incorporador já emprestou o dinheiro para os seus compradores, mas precisa de recursos para continuar os seus empreendimentos imobiliários, assim a incorporadora procura uma instituição financeira para emitir CCI baseada nesses financiamentos e com isso obter dinheiro para seus negócios.
Como essas características, podemos afirmar que a Cédula de Crédito Imobiliário (CCI) é um instrumento de crédito que é submetida as especificidades dos títulos de créditos. Caso queira aprender mais sobre títulos de crédito, click aqui e veja tudo sobre títulos de crédito para sua próxima prova de faculdade ou concursos público.
A CCI pode ser remunerada à taxa prefixada ou pós-fixada, inclusive por índices de preços, de acordo com o indexador do direito creditório nela representado. Esses títulos são bastante utilizados como lastro na emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), pois oferecem mais segurança e transparência para quem investe em tais títulos.
Diferentemente de outros títulos, a CCI não representa uma promessa de pagamento, mas o crédito imobiliário em si, com ou sem garantia. Em resumo, uma CCI é um instrumento que pode representar a venda da carteira de recebíveis imobiliário.
Além de bancos e demais instituições financeiras, uma CCI pode ser emitido por incorporadoras que tenha direitos a receber via crédito imobiliário concedido. Na emissão de Cédula de Crédito Imobiliária (CCI): Uma incorporadora concede um financiamento direto para um comprador de um imóvel a uma taxa de 15% ao ano, por 10 anos, com amortizações constantes e mensais.
A garantia do financiamento é o próprio imóvel. Para originar recursos para sua atividade, a incorporadora utiliza o contrato de financiamento concedido e realiza a emissão de uma CCI, contratando um agente financeiro para o registro e distribuição. O custo de captação poderá ser menor do que a taxa do empréstimo pois tem um prazo médio abaixo de 10 anos e garantia real do imóvel. Geralmente somente investidores institucionais e companhias securitizadoras tem acesso à CCI com a finalidade de adquirir esses instrumentos.
O cabo CCI que é utilizado nas telecomunicações (CCI Telecom) trata-se de outro tema que abordaremos em outro texto. Mas só esclarecendo, que o Cabo CCI é vendido tanto o cabo CCI 2 pares quanto o cabo CCI 4 pares. Esses são utilizados para redes telefônicas. Há que se mencionar também que o CCI tratado neste texto não remete a instituições de ensino como CCI Samambaia, CCI Marília, CCI Fortaleza, CCI Maringá, CCI Campinas.
Um Comentário