Conhecimentos Bancários

Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) que é ?

O Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) São títulos de renda fixa de longo prazo emitidos exclusivamente por uma companhia securitizadora, com lastros em um empreendimento imobiliário que pagam juros ao investidor. É bom não confundir CRI com Cédula de Crédito Imobiliário (CCI) que abordamos aqui.

A CCI quem emite é a instituição (banco com carteira de crédito imobiliário ou incorporadora) que possui crédito imobiliário, já o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é emitido por um securitizadora que adquire a CCI das incorporadoras ou bancos por meio da captação de recursos dos investidores que irão aplicar na CRI. Logo a CRI possui como lastro a CCI sendo a primeira emitida pela securitizadora com base em crédito imobiliário concedidos por incorporadoras e bancos que emitiram a cédula (ou certificado) de crédito imobiliária.

A oferta pública de distribuição de CRI só pode ser iniciada após a concessão de registro e estando esse de companhia aberta da securitizadora atualizado junto a CVM. Os CRI’s representam uma ótima opção de investimento para pessoas físicas, bancos, fundações e fundos de investimento.

Algumas das vantagens de se investir em CRI’s:

  • Possuem garantia real, porém não estão cobertos pelo FGC;
  • Isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas, mas para PJ há cobrança de IR pela tabela regressiva;
  • Substitui os investimentos imobiliários, reduzindo os custos administrativos de vacância e reformas.
CRI é uma ótima opção de investimento para pessoas físicas já que não possui imposto de renda.

A CRI parece muito com a Letra de Crédito Imobiliária (LCI) mas não é a primeira não tem garantia do FGC e é emitida por empresas securitizadoras enquanto a segunda é emitida por instituições financeiras com carteira de crédito imobiliário. Algumas CRI podem ser exclusivas para investidores qualificados, mas isso não é regra. a principal vantagem da CRI é a isenção de IR para pessoas físicas.

Aqui não tratamos de cri cri de amendoim, também conhecido como (cri cri de microondas) que é uma receita de amendoim doce. Fazer cri cri é outro assunto e aqui abordamos sobre o CRI que é um instrumento financeiro semelhante a CRA para obter recursos financeiros pelas instituição securitizadoras.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: