Significado e Explicação de Mediana e Moda
Continuando nossa série de posts sobre Medidas de Tendência Central ou Medidas de Posição vamos agora abordar a Mediana e a Moda. Já tratamos da Média Aritmética Simples e Média Aritmética Ponderada que também estão compreendidas no escopo das Medidas de Posição que por sua vez está dentro da Estatística Descritiva.
Vamos agora compreender a Mediana
A mediana é medida de tendência central que expressa o valor que divide um conjunto de valores, devidamente ordenado pela metade, ou seja, deve-se ordenar os dados da série de forma crescente para podermos encontrar a essa medida. Ela será aquele valor compreendido na posição que divide a série exatamente em duas partes iguais.
Voltamos a repetir que para encontrarmos a mediana, os valores da amostra precisam ser organizados de maneira crescente. Organizado os dados devemos verificar a quantidade de dados da amostra se ímpar ou par.
Se a quantidade de dados da amostra é impar devemos aplicar a seguinte fórmula que irá indicar a posição da mediana na amostra.
Vejamos um exemplo: Suponhamos uma série “S” com 9 elementos:
S = {0 ; 1,3 ; 1,5 ; 1,9 ; 2,1 ; 2,4 ; 3,0 ; 3,1 ; 3,8}
=> => =>
Vemos que a mediana neste caso é 2,1;
Se a quantidade de dados da série par deveremos organizar os dados da amostra de forma crescente realizar a divisão ao realizarmos esse cálculo encontraremos uma posição com valor decimal, logo em seguida, para achar o valor exato da mediana devemos pegar os dois valores mais próximos da posições mais próximas somá-los e dividir por 2. Vejamos um exemplo para esclarecer?
Vejamos um outro exemplo: uma série “S” com 10 elementos possui a seguinte formação em ordem crescente:
S = {0 ; 1,3 ; 1,5 ; 1,9 ; 2,1 ; 2,4 ; 3,0 ; 3,1 ; 3,8 ; 4,0}
=> => =>
Vamos pegar o termos que estão aproximados da posição 5,5, somá-los e dividi-los, vejamos:
=
Apesar de não haver o termo 2,25 na sequência dada ele é a posição mediana da série par de 10 termos. Essa é a forma de encontrar a mediana de uma série par.
Explicação sobre Moda
A moda é aquele valor mais frequente na série, portanto, o valor mais provável dentro da amostra. Por exemplo, quando se diz que a idade modal de uma sala de aula de primeira série do ensino fundamental é de 7 anos, significa que a idade que mais se repete entre os alunos desta sala é a idade de 7 anos.
Vamos ao exemplo para melhor compreensão, vejamos:
Em certa amostra foram verificado os seguintes valores: 15,16,17,17,17, 18,18,20,23
A moda desta série será 17 o valor que mais repete na série.
Outro exemplo para reforçar, imaginemos uma série com o seguinte elemento: 15,16,17,17,17,20,21,23,24,24,24
Nessa amostra temos dois elementos modais, aqueles que mais se repetem que são: 17 e 24
Podemos concluir assim que há possibilidade de haver em uma série duas modas.