LinkConcursos.com.br > Bancário > Tesouro IPCA + com e sem juros semestrais, o que é e qual a finalidade

Tesouro IPCA + com e sem juros semestrais, o que é e qual a finalidade

O Tesouro IPCA + (NTN-B Principal) é um título pós-fixado, cuja rentabilidade é composta por uma taxa anual pactuada no momento da compra mais a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice de inflação oficial do governo brasileiro, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) .

Esse título não possui fluxos periódicos de pagamento ao investidor (cupom semestral de juros). A figura abaixo ilustra o fluxo de pagamentos do Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal):

fluxo de caixa dos títulos do tesouro selic +

A rentabilidade do Tesouro IPCA + é dada pela taxa anual de juros, que determina sua cotação, mais a variação do indexador até o vencimento, que altera o valor de seu VNA (Valor Nominal  Atualizado) .

É um título escritural, nominativo e negociável. Na data de vencimento do título ocorre o resgate do principal investido, corrigido tanto pela taxa pactuada no momento da compra quanto pela variação do IPCA no período.

Ainda em relação ao seu VNA, sua data-base é 15/07/2000, quando seu valor, por definição, foi estabelecido em R$ 1.000,00. Desde então, mensalmente tal valor é atualizado pela variação mensal do IPCA,  divulgada entre os dias 10 e 15 de cada mês pelo IBGE.

Anteriormente o nome desses títulos era, NTN-B e a NTN-B Principal que se transformaram, respectivamente, em: Tesouro IPCA com juros semestrais e Tesouro IPCA+ . Esse nomes são muito mais fáceis de lembrar para qual finalidade são utilizados.

Juros semestrais são ótimas ferramentas para quem deseja usufruir rendimentos de suas aplicações. Já a NTN-B principal ou Tesouro IPCA+, por não possuir juros semestrais, não possibilidade a fruição de seus rendimentos no curto prazo, pois só ao final do prazo o investidor irá recuperar seu capital.

 

Atualmente os títulos do Tesouro IPCA+ com juros semestrais (NTN-B) e sem juros semestrais (NTN-B principal), são qualificados pelo seu vencimento, como segue:

Tesouro IPCA + 2024 (15/08/2024)
Tesouro IPCA + 2035 (15/05/2035)
Tesouro IPCA + 2045 (15/05/2045)
Tesouro IPCA + com juros semestrais 2026 (15/08/2026)
Tesouro IPCA + com juros semestrais 2035 (15/05/2035)
Tesouro IPCA + com juros semestrais 2050 (15/08/2050)

O investidor interessado deve acompanhar as datas de vencimentos de seus títulos para ter um planejamento mais efetivo. Ademais, Constantemente o governo federal disponibiliza novos títulos com vencimentos diferentes.

O investidor deve escolher realizar investimentos em títulos públicos por meio de corretoras ou bancos que ofereçam taxa zero de custódia. Atualmente há corretoras como a RICO corretora, XP Investimentos, Clear, Terra Investimentos, Modal. Há ainda bancos como o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica Federal que não mais cobram esse encargo.

 

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.