Significado de Underwriting (Subscrição) qual é ?
Underwriting é o processo de subscrição feito pelas companhias que vão colocar ações no mercado. Para a emissão de ações no mercado é necessária a contratação de um banco de investimento ou DTVM ou até mesmo uma CTVM, que será chamado de agente underwriter e vai estruturar a operação para levar ao mercado e, se for o caso, oferecer garantias a empresa emissora.
Para ofertar as ações no mercado o primeiro passo é a elaboração do bookbuilding, isto é, do livro de ofertas que trará, como o nome sugere, o valor médio que o mercado estará disposto a pagar pela ação da companhia.
Uma vez definido o bookbuilding, a empresa emissora e o agente underwriter definem se haverá garantia no lançamento das ações, podendo ser uma entre as três disponíveis:
- Garantia firme: prevê que caso a oferta de ações não seja consumida integralmente pelo mercado a IF se comprometa a comprar todas as ações que não foram vendidas, para vender posteriormente no mercado secundário;
- Garantia Stand-by: caso não sejam vendidas todas as ações da companhia, será, em um segundo momento feita uma nova oferta para o mercado e, caso não seja vendida integralmente, poderá ser comprada pelo agente underwriter;
- Garantia de melhor esforço: prevê que a IF vai ofertar ao mercado, mas caso essa não seja integralmente absorvida pelo mercado as ações voltaram à empresa emissora.
Distribuição de Lote Suplementar O ofertante poderá outorgar à instituição intermediaria uma opção de distribuição de lote suplementar, que preveja a possibilidade de, caso a procura dos valores mobiliários objeto de oferta pública de distribuição assim justifique, ser aumentada a quantidade de valores a distribuir junto ao público.
Isso deve ocorrer nas mesmas condição e preço dos valores mobiliários inicialmente ofertados, até um montante pré-determinado, que constará obrigatoriamente do Prospecto e que não poderá ultrapassar a 15% da quantidade inicialmente ofertada.
Uma vez definido o processo de subscrição, vamos ao IPO (Initial Public Offering), isso é, oferta pública de ações. O processo de subscrição deve ser feito para emissão de todos os títulos de valores mobiliários (Ações, Debêntures, CRI, CRA)