> LinkConcursos.com.br » arquivo do Site » Macete para Memorizar Direitos Sociais Contidos na Constituição Federal de 1988

Macete para Memorizar Direitos Sociais Contidos na Constituição Federal de 1988

Nesse macete vamos aplicar uma técncica de memorização baseada em frases e a “vítima” é o artigo 6º da Constituição Federal de 1988. Nesse artigo da constituiçãi enumera-se os direitos sociais que são garatidos aos brasileiros.

Assim diz o artigo 6º:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010)

Só para fazer uma comentário importante no ano de 2010 houve inclusão entre o rol descrito da alimentação que antes não era prevista como benefício social. Portanto, ao resolver questões de concursos mais antigas lembre-se desse detalhe.

Vamos ao que interessa para memorizar use as seguintes frases:

  • EDU MORA LÁ
  • SAÚ TRABALHA ALÍ
  • ASSIS PRO SEG PRESO 

Ao usar tais frases lembre-se de pessoas que você eventualmente conheça com os nomes acima “Edu”, “Saú” e “Assis” ou caso não conheça ninguém use personalidades públicas ou de outra fonte que você deseja.

Edu, por exemplo, lembro de uma amigo meu que possui esse apelido e que ele reside lá perto de casa. Já Saú como não é um nome comum me lembro do  personagem bíblico que possui o nome e mora ali próximo do Edu. Assis é só lembrar do Santo (Franscisco de Assis) que segue preso…

  1. EDU – EDUCAÇÃO
  2. MORA – MORADIA
  3. – LAZER
  4. SAÚ – SAÚDE
  5. TRABALHA – TRABALHO
  6. ALÍ – ALIMENTAÇÃO
  7. ASSIS – ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS
  8. PRO – PROTEÇÃO À MATERNIDADE E À INFÂNCIA
  9. SEG – SEGURANÇA
  10. PRESO – PREVIDÊNCIA SOCIAL

Há outra forma de memorizar, mas essa é baseada em imagem mental. Faço assim, lembro-me de uma praça e lá há uma mãe que pegou seu filho da escola próxima e está sendo escoltada por um policial até a moradia deles e, ainda, próximo deles está passando um médico. Há nessa praça um mendingo recebendo sopa ou qualquer alimento de uma entidade assitencial e um jardineiro cuidando do parque com uma roçadeira. Há em frente a praça uma agência do INSS e existe nessa praça uma parque de diversão e esportes para o lazer das crianças e pais.

  • Ao lembrar da mãe e da criança sendo escoltada pelo policial e voltando para casa = proteção a maternidade e infância (mãe e filho), segurança (policial), moradia (voltar para casa).
  • Ao lembrar que o filho está voltadno da escola = educação
  • Ao lembrar do médico = saúde
  • Ao lembrar da agência do inss = previdência social e assistência aso desamparados
  • Ao lembrar do mendingo sendo alimentado = alimentação e assistência aos desamparados
  • Ao lembrar do jardineiro trabalhando com a roçadeira = Trabalho

Enfim, cada pessoa irá definir qual o macete que melhor lhe interesa. Para aproveitar o tema deve-se lembrar que os direitos sociais aqui citados são os Direitos de Segunda Geração.

Os direitos sociais de segunda geração surgem a partir da Revolução Industrial (sec. XIX), todavia só no século XX foi inserido em textos constitucionais. São os direitos sociais, tais como o direito ao trabalho, à greve, à saúde, à educação, e também os direitos econômicos e culturais. Buscam a satisfação das carências coletivas do ser humano. São denominados de direitos positivos, pois, diferentemente dos de primeira geração, não requer abstenção do Estado, mas lhe estabelece obrigações. Inspiraram-se no direito à igualdade.


>