Noções de Informática

Como fazer AutoSoma no Excel e outras planilhas

Como já mostramos em nosso site, soma no excel é um recurso muito importante para quem trabalha não só com esta ferramenta do pacote Office da Microsoft, mas também qualquer planilha eletrônica. Além da função soma, há outros recursos para efetuar este cálculo no excel de forma fácil rápida como é o caso da Autosoma. Neste texto vamos ver como usar autosoma no excel e outra planilhas eletrônicas.

O que é a AutoSoma?

Antes, é bom definir o recurso de Autosoma, pode parecer algo complicado, mas fazer uma AutoSoma no Excel, ou em qualquer planilha eletrônica, nada mais é que um atalho para aplicar a função SOMA de maneira automática, bem mais rápida.

A  AutoSoma é representada pelo símbolo de somatório e por ser tão discreto que passa praticamente despercebido na infinidade de informações do menu das planilhas eletrônicas. Na maioria das vezes se localiza no canto superior direto da tela, como no Excel, Free Office, Calc Br Office. A imagem abaixo mostra como é a imagem de Autosoma:

Símbolo de autosoma em planilhas eletrônicas

Esse é o tradicional símbolo de somatório na matemática. Logo, é muito lembrar como usar a função autosoma seja no excel, ou em outra planilhas eletrônicas, tendo em vista que o símbolo é o mesmo nelas.

Fazendo a AutoSoma no Excel

Vontando ao tema central, você pode acionar a função no Excel clicando no símbolo do somatório mais acima e a direita no menu, conforme a figura abaixo. Para retornar o valor da soma, antes de clicar, o mouse deve estar posicionado à direita, após uma sequência de números na horizontal, ou ainda abaixo de uma sequência numérica vertical.

Outra alternativa, é por meio da teclas de atalho para autosoma, que neste caso em específico são: ‘ Alt + = ’, lembrando de deixando o mouse em uma das posições descritas no parágrafo anterior.

Exemplos de AutoSoma no Excel

Para fixar o conteúdo, vamos ver alguns exemplos de como fazer autosoma no excel. É bom lembrar que o processo é o mesmo para outras planilhas eletrônicas. Então, vamos aos exemplos:

Suponha que seu gerente financeiro precisa passar uma informação para o time fiscal e te liga rapidamente pedindo para apurar qual o valor total de importação de matéria-prima em 2019. Para conseguir a informação, assim que abrir a base de dados dos produtos importados, selecione a última célula após o último valor, clique no somatório e então pressione a tecla ‘Enter’, assim terá o valor total. A imagem abaixo representa melhor:

Partindo para outro exemplo de como fazer autosoma: agora imagine que você é o gerente de uma franquia de livrarias e precisa enviar o total de volumes vendidos no semestre dos seguintes títulos:

  • Mulheres que correm com os lobos”,
  • “Calibã e a bruxa”,
  • “Os quatro compromissos”,
  • “Sapiens”,
  • “Quarto de despejo“.

Então você copia os nomes para o Excel, nessa sequência, informa as quantidades logo abaixo de cada nome para agilizar, e na próxima célula vazia a direita, pressiona a tecla o atalho de autosoma que éAlt + =’ para acionar somar rapidamente. É interessante notar que ao utilizar o atalho, o símbolo do somatório no menu não fica sombreado, justamente por que não foi clicado, veja:

Qual é o atalaho de autosoma ?

Utilizando a AutoSoma em outras planilhas

A aplicação PlanMaker da Free Office tem um design muito semelhante ao Excel e a utilização da AutoSoma acontece exatamente da mesma forma como ocorre na planilha concorrente, confira:

como fazer autosoma no planmaker.

Já a função autosoma nas planilhas Google está na posição central da aplicação e exige mais de cliques para realizar a operação. Você precisará posicionar o mouse em uma célula, clicar no somatório, selecionar a função SOMA e em seguida selecionar o intervalo de números escolhidos para ter o resultado, veja abaixo:

função autosoma no google sheet

Agora que você já conhece a AutoSoma e as maneiras de aplicar esta função, divulgue aos seus colegas e amigos e conte aqui nos comentários como essa dica tem facilitado seu dia a dia.

Mostrar mais

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: