Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) que é ?
O Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) São títulos de renda fixa de longo prazo emitidos exclusivamente por uma companhia securitizadora, com lastros em um empreendimento imobiliário que pagam juros ao investidor. É bom não confundir CRI com Cédula de Crédito Imobiliário (CCI) que abordamos aqui.
A CCI quem emite é a instituição (banco com carteira de crédito imobiliário ou incorporadora) que possui crédito imobiliário, já o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é emitido por um securitizadora que adquire a CCI das incorporadoras ou bancos por meio da captação de recursos dos investidores que irão aplicar na CRI. Logo a CRI possui como lastro a CCI sendo a primeira emitida pela securitizadora com base em crédito imobiliário concedidos por incorporadoras e bancos que emitiram a cédula (ou certificado) de crédito imobiliária.
A oferta pública de distribuição de CRI só pode ser iniciada após a concessão de registro e estando esse de companhia aberta da securitizadora atualizado junto a CVM. Os CRI’s representam uma ótima opção de investimento para pessoas físicas, bancos, fundações e fundos de investimento.
Algumas das vantagens de se investir em CRI’s:
- Possuem garantia real, porém não estão cobertos pelo FGC;
- Isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas, mas para PJ há cobrança de IR pela tabela regressiva;
- Substitui os investimentos imobiliários, reduzindo os custos administrativos de vacância e reformas.
A CRI parece muito com a Letra de Crédito Imobiliária (LCI) mas não é a primeira não tem garantia do FGC e é emitida por empresas securitizadoras enquanto a segunda é emitida por instituições financeiras com carteira de crédito imobiliário. Algumas CRI podem ser exclusivas para investidores qualificados, mas isso não é regra. a principal vantagem da CRI é a isenção de IR para pessoas físicas.
Aqui não tratamos de cri cri de amendoim, também conhecido como (cri cri de microondas) que é uma receita de amendoim doce. Fazer cri cri é outro assunto e aqui abordamos sobre o CRI que é um instrumento financeiro semelhante a CRA para obter recursos financeiros pelas instituição securitizadoras.
Um Comentário