Conhecimentos Bancários

Índice de Mercado Anbima (IMA) o que é ?

Nesse texto não tratamos de Imã magnético, aquele usado para imã de geladeira, imã neodímio, o do concurso do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária). Neste caso vamos tratar de um importante índice de responsabilidade da Anbima.

IMA Índice de Mercado ANBIMA (IMA) representa uma família de índices de renda fixa, composto pelos títulos públicos que são precificados pela ANBIMA. Ou seja, o IMA é uma cesta de índice composto por outros índices.

O IMA é composto por outros índices, conforme abaixo:

  1. IMA-S – Composto por Letra financeira do tesouro (LFT), ou seja, títulos vinculados à Selica;
  2. IMA-B – Composto por Nota do tesouro nacional série B (NTN-B). A IMA-B 5 são títulos NTN-B com vencimentos até 5 anos e o IMA-B 5+ é índice composto por NTN-B com vencimentos maiores do que 5 anos. Destaque-se que as NTN-B possuem em regra vencimentos maiores, sendo às vezes mais de dez anos.
  3. IRF-M – Composto por Letra do tesouro nacional e nota do tesouro nacional série F (LTN e NTN-F), só títiulos públicos pré-fixados. O IRF-M 1 são títulos prefixados com vencimentos em até um ano já o  IRF-M 1+são títulos públicos com vencimentos maiores do que um ano.
  4. IDKA – Composto por títulos com duração constante; Esse é o índice de duração constante, ou seja, a Duration, duração de cada ativo é a mesma. Esse índice busca calcular variações nos títulos públicos federais com mesma duração, mais exatamente, papéis com prazos médios semelhantes.

A finalidade do IMA é indicar ao mercado a rentabilidade média dos títulos públicos federais. Ou seja, o rendimento de uma carteira composta por títulos públicos federais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: