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Princípio do Conheça Seu Cliente

De acordo com este processo, proveniente do inglês Know Your Customer, a identificação do cliente deve ser satisfatoriamente estabelecida antes da concretização de uma operação. Caso o possível cliente se recuse a fornecer as informações requeridas, a instituição financeira não deve aceitá-lo como cliente. Além disso, o conceito recomenda que se utilize um formulário de identificação, cujo modelo pode ser elaborado pelas próprias instituições, de acordo com suas necessidades.

Exemplo de itens que devem constar em formulários para atender ao princípio “Conheça Seu Cliente”

  • dados de identificação do cliente;
  • descrição sobre a situação financeira do cliente;
  • relato sobre as atividades profissionais do cliente no Brasil e no exterior;
  • relato sobre as atividades profissionais e empresariais da família do cliente;
  • relato sobre a capacidade financeira presumível do cliente e sua capacidade de investimento;
  • descrição sobre o relacionamento com o responsável da conta;
  • relato de como foi o processo de prospecção do cliente;
  • relato sobre as referências pessoais e profissionais analisadas;
  • relato sobre as principais instituições financeiras utilizadas pelo cliente;
  • situação patrimonial presumida;
  • quantificação percentual da composição patrimonial do cliente, distribuída em imóveis (rurais, urbanos e comerciais) e em aplicações financeiras (renda fixa, variável e outras);
  • declaração assinada pelo responsável da conta, afirmando ter visitado e conhecido o cliente, que está confortável com a sua reputação e origem de seu patrimônio (de acordo com o processo de due diligence por ele efetuado) e que nenhuma irregularidade foi constatada durante as visitas realizadas às instalações do cliente.

Todo o processo de “Conheça Seu Cliente” deve ser elaborado pelo responsável da conta, passando por uma pré-avaliação e uma aprovação do seu superior imediato, antes do envio para a avaliação e validação do compliance officer da instituição.

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