LinkConcursos.com.br > Área de estudo > Conhecimentos Bancários > lavagem de dinheiro: veja as fases ou etapas

lavagem de dinheiro: veja as fases ou etapas

A lavagem de dinheiro é uma prática criminal, ampla e comum no dia-a-dia do mundo daqueles que praticam algum tipo de crime e desejam ocultar o fruto dessas atividades sem levantar suspeitas. Com a Lei da lavagem de dinheiro nº 12.683 de 2012, não há mais crimes antecedentes específicos para a constituição do crime de Lavagem de Dinheiro. Atualmente a lavagem de dinheiro poderá ocorrer diante de qualquer “infração penal”.

Ela é realizada por meio de um processo dinâmico, com três etapas (ou fases) independentes que, com frequência, ocorrem simultaneamente:

  1. colocação;
  2. ocultação;
  3. integração.

Vamos conhecer cada uma dessas etapas do processo :

Colocação

Objetivando ocultar sua origem, o criminoso procura movimentar o dinheiro em países com regras mais permissivas e naqueles que possuem um sistema financeiro mais liberal. A colocação se efetua por meio de depósitos, compra de instrumentos negociáveis ou de bens. Para dificultar a identificação da procedência do dinheiro, os criminosos aplicam técnicas sofisticadas e cada vez mais dinâmicas, como o fracionamento dos valores que transitam pelo sistema financeiro e a utilização de estabelecimentos comerciais que usualmente trabalham com dinheiro em espécie.

Ocultação

Consiste em dificultar o rastreamento contábil dos recursos ilícitos. O objetivo é quebrar a cadeia de evidências diante da possibilidade da realização de investigações sobre a origem do dinheiro. Os criminosos buscam movimentá-lo de forma eletrônica, transferindo os ativos para contas anônimas, em países amparados por lei de sigilo bancário ou realizando depósitos em contas “fantasmas”.

Integração

Consiste em incorporar formalmente os ativos ao sistema econômico. As organizações criminosas prestam serviços entre si ou buscam investir em empreendimentos que facilitem suas atividades. Uma vez formada a cadeia, torna-se cada vez mais fácil legitimar o dinheiro ilegal.

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.