Conhecimentos Bancários

Riscos da renda fixa e gestão de riscos

Mesmo sendo de baixo risco, os investimentos em Renda Fixa ainda são investimentos de logo possuem algum nível de risco. Por esse motivo, o investidor, estudante ou profissional de finanças deve conhecer bem quais são esses riscos e suas classificações. Com o conhecimento, a gestão de riscos (ou gerenciamento de riscos) fica mais clara e assertiva e a analise de riscos se tornará mais rica.

O primeiro passo para conhecer os fatores de riscos da renda fixa é saber que existem empresas responsáveis por fazer avaliações de risco para os investidores. Essas avaliações de riscos são informadas por meio dos rating, ou melhor, classificação de rating. Aqui tratamos com mais detalhes sobre a classificação de rating que são utilizadas na renda fixa.

Após compreender o que são as classificações de rating aplicados a renda fixa, partimos para compreender quais são as espécies de riscos que se aplicam à renda fixa como o Risco de Crédito, Risco de Liquidez, Risco de Mercado, Risco País (caso você invista em outros países). Todos esses são componentes importantes dos fatores de riscos que se aplicam à renda fixa e devem ser considerados nas gestão de riscos (gerenciamento de riscos) ao montar sua carteira de investimentos.

Outro elemento do risco a ser conhecido nos investimentos em renda fixa, é o conceito de Cross Defaut (vencimento cruzado em português). Temos um texto que trata especificamente sobre esse elemento da gestão de riscos da renda fixa, veja aqui.

Não só riscos ambientais, riscos para a gravidez ou riscos da renda variável que devemos ficar atentos. Ao realizar nossos investimentos em renda fixa devemos compreender que fazer o mapa de riscos é um passo importante. Assim saber quais instrumentos de renda fixa são cobertos pelo FGC e esses limites é importante para garantir um fluxo de caixa continuo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: