Concursos

Somase e Somases no Excel: adição com condições

Sabemos que as operações matemáticas comuns são de grande utilidade, sobretudo quando trabalhamos com planilhas eletrônicas. Um recurso muito importante pra potencializar seu esforço é saber fazer soma condicional no Excel. Neste texto, vamos mostrar como usar as fórmulas Somase e a usar a fórmula somases no Excel e com isso ampliar as possibilidades de cálculos matemáticos em planilhas eletrônicas. Ou seja, veremos o Excel somase.

É importante mencionar que as regras aqui citadas também são válidas para o Calc do Br Office, software livre muito cobrado em concursos. Logo, faça os testes nesto Br Office caso tenha interesse em ampliar seus conhecimentos para preparação de concursos e seleções de emprego.

Para que serve a função somase ?

De maneira bem objetiva a fórmula somase no Excel ou em outras planilhas eletrônicas serve para realizar uma adição com critérios. Um exemplo, seria somar os pontos do jogador X num torneio ou somar certos valores acima, abaixo ou diferentes de determinado número.

Para ampliar seus conhecimentos, existe no excel a função somases que, ao contrário do que parece, não é o plural da função somase. Ela basicamente potencializa o somase ao usar mais de um critério de busca para efetuar somas em uma gama específica de números. Ou seja, com o somases podemos fazer somas com duas ou mais condições no Excel.

Como usar somase e somases

Na prática, a função somase e seu par somases aparecem como a solução para calcular somas em um número grande de informações em que é necessário somar somente certas variáveis mediante algumas condições. Parece complexo, mas não é. Vamos ilustrar, por meio de exemplos, como usar o somase e como usar o somases para efetivar tais adições.

1. Somando valores buscando por números brutos

Imagine que no relatório de despesas do seu negócio você já verificou que algumas contas vieram muito altas e precisa analisar melhor o montante total. Em média, seus gastos ficam em torno de R$ 200,00 cada, então para verificar qual é o total dos desembolsos no mês maiores que 200, podemos usar a seguinte fórmula: =SOMASE(E2:E6;”>200″)

Somando com o somase do excel
Como somar usando o somase do excel ?

2. Somando valores que pertencem a um mesmo conjunto

Agora você coordena um grupo de pessoas que querem perder peso juntas e precisa descobrir entre os grupos A, B e C, qual foi o grupo que mais perdeu peso. Então a função somase do excel se comporta assim: =SOMASE(I1:I10;I12;J1:J10) , onde na coluna I se encontra a informação a qual grupo a pessoa pertence, na célula I12 está a condição que precisamos retornar com a soma desse grupo.

Observe na imagem que podemos fazer essa busca também escrevendo entre aspas “ ” qual critério deve ser retornado no somase, como o que foi feito para o grupo B ou também clicando na própria coluna de intervalo de critérios, neste caso a coluna I, como o exemplo para o grupo C.

Somase com duas ou mais condições

Existe a possibilidade de retornar uma soma com mais de um critério e ela acontece por meio do uso da função somases no Excel. Explicando a fórmula somase por meio de exemplo fica mais fácil compreender.

Por exemplo, você precisa saber em uma pesquisa sobre amamentação, quantas mães amamentaram depois dos 6 meses do bebê e dormem uma noite inteira. Usando a somases para definir o resultado da pesquisa no Excel, é só quantificar com 1 para cada mãe em determinada colona que será usada para efetuar a soma e então aplicar a seguinte fórmula de somases : =SOMASES(O2:O10;M2:M10;”SIM”;N2:N10;”SIM”).

Por meio dela iremos obter a quantidade de mães que responderam sim para as duas questões: amamentação prolongada e dormir a noite toda. Com imagem fica mais claro, veja:

Como fazer a somase no excel

Agora você já sabe que além da função soma no excel e em outras planilhas eletrônicas, já que as regras aqui explicadas se aplicam a maior parte delas, já é possível fazer conta de adição por meio de critérios de busca e assim ter o resultado do que de fato te interessa. Conte para nós qual a sua familiaridade com as fórmulas condicionais nos comentários abaixo!

Mostrar mais

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: