Significado de Médias Aritméticas Simples e Ponderada (Média Simples e Média Ponderada)
A medida de tendência central mais utilizada são a Média Aritmética Simples e Média Aritmética Ponderada. Há ainda ouras espécies como a Mediana a Média Harmônica e a Moda, mas essas duas são as mais utilizadas pelas ciências estatísticas e são base para o mais diversas fórmulas dentro. Elas estão compreendidas dentro do assunto Estatística Descritiva. Vejamos cada uma das espécies de Média.
Média Aritmética Simples (Média Simples)
A média aritmética simples é feita por meio da divisão entre a soma dos dados compreendido em determinada série, que se está analisando, e a quantidade de dados (número de elementos da amostra):
Nesta espécie de Média os valores compreendidos na amostra possuem a mesma importância, diferente do que ocorre com a Média Aritmética Ponderada. Ou seja, na média simples apenas somamos e dividimos pela quantidade de termos que foram adicionados.
A Fórmula básica para calcularmos a média aritmética simples é a seguinte:
Onde:
- Σ = símbolo que indica soma na matemática;
- n = número de elementos da série, amostra ou população;
- i = 1 => indica que a soma inicia-se com o primeiro elemento da série;
- Xi = valores de cada elemento da séria
- X = o ‘x” com a linha em cima indica o valor da média aritmética simples;
Vejamos alguns exemplos:
Exemplo 1 : Suponhamos uma amostra com 4 elementos abaixo representada por “S”: S = {1,2,3,4) Aplicando a fórmula de média simples obtermos: X = = 10/4 => X = 2,5 . Nossa média foi de 2,5 veja que houve a soma dos itens e a divisão pela quantidade de elementos da série.
Exemplo 2: Imaginemos uma série com os seguintes dados: S = {10,18,0,45,5} Aplicando a fórmula de média simples obtermos X = = 15,6 => X = 15,6. Obtemos uma média simples de 15,6.
Média Aritmética Ponderada (Média Ponderada)
Utilizamos essa medida de posição quando desejamos considerar o peso (importância) de cada dado da série em análise. Eventualmente desejamos considerar diferentes importância para valores de nossa amostra, por exemplo, ao calcularmos o preço médio de uma carteira de ações considerando a quantidade adquirida de cada lote de ação. Outro exemplo de utilização seria ao verificarmos notas de escola considerado cada bimestre com pesos diferentes.
Vejamos a fórmula utilizada pela média ponderada:
Onde:
- Xp = Média ponderada
- n = número de elementos da amostra, série ou população;
- Xi = valor de cada elemento
- i = 1 = > início da soma pelo primeiro elemento;
- ∑ = Símbolo que indica somatório
- fi = pesos que serão utilizados e aplicado a cada dado
Exemplo 1: Na escola de Gabriel, a média anual de cada matéria é calculada de acordo com os princípios da média ponderada. Considerando que o peso das notas esteja relacionado ao bimestre em questão, determine a média anual de Gabriel sabendo que as notas em Matemática foram iguais a:
1º Bimestre: 7,0
2º Bimestre: 6,0
3º Bimestre: 8,0
4º Bimestre: 7,5
= > => 7,3
Obs: Veja que houve um aumento do peso da nota de cada bimestre de 1 para 4, quanto mais no final do ano maior o peso da nota.
Exemplo 2: Tomando os mesmos dados do exemplo 2 utilizado para demonstra a média aritmética simples, vamos supor agora que os números próximos a zero ocorrem mais na série que números acima de 10. Sendo assim, a média não pode ser 15,6, tem que ser menor.
Dado | 10 | 18 | 0 | 45 | 5 | Total |
Peso | 20 | 15 | 35 | 5 | 25 | 100 |
= 8,20
Podemos ver pelos exemplos que a Média Ponderada é obtida por meio da divisão entre a soma dos valores dos dados da série, ponderados por seus respectivos pesos, e a soma dos pesos.