Conhecimentos Bancários

Tesouro Direto o quê é ?

Criado em 2002 a plataforma do tesouro direto permite que o investidor Pessoa Física possa investir em títulos públicos por meio de um agente de custódia (Corretora – CTVM ou DTVM ou bancos). Assim para participar na plataforma do Tesouro Direto, o cliente deve abrir uma conta nessas instituições.

Antes de tudo é bom esclarecer que o Tesouro Direto não é investimento. Na verdade é a plataforma utilizada para que as pessoas físicas tenham acesso à investimentos em títulos públicos. Logo, é por meio do Tesouro Direto que investimentos em títulos públicos.

Características do Tesouro direto:

  1. Títulos registrados na BM&FBovespa;
  2. Limitado a R$ 1.000.000,00 por mês;
  3. Recompra antecipada garantida pelo Tesouro nacional diariamente;
  4. Mercado acessível somente a PF;
  5. Operações cursadas no Tesouro Direto  são liquidadas e custodiadas na B3 (na clearing que antes se chamava CETIP). Títulos públicos não negociados pelo Tesouro Direto são liquidados e custodiados no sistema Selic.
  6. Os títulos sofrem tributação do Imposto de Renda conforme tabela regressiva;
  7. A liquidação das operações quando liquidadas levam D+1 para serem efetivadas.

Para facilitar o acesso ao investidor comum a esse mercado o Tesouro Nacional deu um nome mais familiar aos seu títulos para que o investidor não se confunda com as abreviações  que tem os títulos e ficaram da seguinte forma:

  • LFT ⇒Tesouro Selic;
  • LTN ⇒ Tesouro Prefixado;
  • NTN-B Principal ⇒ Tesouro IPCA+;
  • NTN-B ⇒Tesouro IPCA+ com juros semestrais;
  • NTN-F ⇒ Tesouro prefixado com juros semestrais.

É bom esclarecer que Tesouro Direto e Selic são sistemas diferentes, um destina-se exclusivamente às pessoas físicas e  outro para investidores institucionais.

Há hoje em dia muito conteúdo na internet sobre Tesouro Direto, por exemplo, os canais no Youtube como Primo Rico, Me Poupe (Nathalia Arcuri), EconoMirna, etc… Essas são ótimas formas de se informar, mas para fins de provas como  certificações e concursos não são fontes muito legais.

Alguns agentes responsáveis pela intermediação entre clientes pessoas físicas e o Tesouro Direto são a Rico Corretora, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Modal Mais, Clear Corretora, etc

Mostrar mais

Artigos relacionados

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: