Certificado de Depósito Bancário (CDB) Conheça mais sobre
O CDB investimento é um titulo privado de renda fixa para a captação de recursos de investidores pessoas físicas ou jurídicas, por parte dos bancos. Antes de tudo é bom destacar que RDC é o paralelo do CDB para cooperativas de crédito. Assim, todas as regras que se aplicam ao Certificado de Depósito Bancário são as mesmas para Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) das cooperativas.
É sempre bom saber sobre finanças, assim saber o que é o CDB e suas características você poderá gerenciar melhor suas aplicações financeiras tendo assim uma vida menos preocupada e longe de laboratório, realização de exames de saúde e hospitais para tratar do stress. Ademais, esse assunto é muito cobrado em concursos e na CPA-10, CPA-20 e CEA, assim é bom saber para se preparar.
O CDB pode ser emitido por bancos comerciais, bancos de investimento e bancos múltiplos, com pelo menos uma destas carteiras descritas.
Geralmente, mas não necessariamente, o CDB é vinculado ao rendimento do CDI. Logo, é comum ver o CDB-DI ou CDB-CDI. Assim os resultados do CDB muitas vezes são vinculados a esses rendimentos
A taxa do CDB pode ser :
• Pré-Fixada;
• Pós-Fixada. Comparqndo
Nas taxas prefixadas simulações do CDB são reais quanto ao seu rendimento final, já as a taxa do CDB pós-fixado é mais difícil de ser exata, já que o desempenho desse investimento geralmente depende da referência (benchmark) no qual está vinculada, como é o caso do CDI.
É muito comum comprar o CDB com poupança, Tesouro Direto, LCI e LCA que são outras espécies de títulos de renda fixa. Comparando dá pra saber em qual investir. Grandes, médios e pequenos bancos oferecem essa espécie de aplicação, por exemplo, temos o CDB Itaú, CDB Bradesco, CDB Banco do Brasil, CDB Santander, CDB Caixa Econômica Federal, CDB Sofisa, CDB Banco Inter, etc.
Liquidez
O CDB pode ser negociado no mercado secundário, como é o caso dos CDB’s negociados com prazo de vencimento possuindo, portanto, prazo de vencimento, logo é possível vender seu título de CDB para outro investidor, por meio de endosso, o até mesmo utilizar o saldo do CDB para dar como garantias em empréstimos. Ou seja, o CDB é endossável O resgate antecipado e facultativo ao emissor. Esse título de renda fixa pode ainda ter recompra garantida pelo emissor, ou não. É uma prerrogativa da instituição emissora e, assim é definido logo no início do negócio.
Garantias
- Possui cobertura do FGC, ou seja, CDB é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito.
Tributação
Prazo
- Banco pode emitir CDB para qualquer prazo, não há limitação de data. Apesar disso, os bancos podem oferecer CDB com liquidez diária, que é a possibilidade de resgatar os valores do CDB antecipadamente.
O título possui todas as características da renda fixa: Emitido por um emissor para o qual o título será um passivo, possui data de vencimento, logo possuem claramente as regras quanto ao seu vencimento e possibilidade de resgate, e tem rendimento predeterminado, mesmo que não seja possível saber exatamente qual seja.
A compra de títulos de CDB são registrados na clearing house, ou seja nas câmaras de compensação. Atualmente na Câmara da B3, antes chamada de CETIP.
7 Comentários