Matemática Básica

Como igualar denominadores em frações?

Durante nossa vida acadêmica, dentre os assuntos que estudamos na disciplina de Matemática, sem dúvida um dos mais presentes e importantes é o estudo de frações. Dentro desse assunto, saber como igualar denominadores, ou melhor como tonar frações com denominadores diferentes em frações com o mesmo denominador é essencial.

Pensando nisso, criamos diversos conteúdos aqui no site para auxiliar seus estudos nessa matéria tão importante. Nesse texto iremos tratar de um ponto importantíssimo ao lidar com frações: igualar os denominadores. Isso é, a partir de explicações, exemplos e exercícios, vamos aprender a tornar as frações equivalentes.

O que é fração?

Uma fração nada mais é do que um número racional (Q) que é formado por um numerador (número em cima da barra) e um denominador (número abaixo da barra).

Qualquer número pode ser escrito em forma de uma fração. Por exemplo, o número 0,25 pode ser escrito como ¼

  • 1/4 =  1 : 4 = 0,25

Dessa forma, podemos perceber que uma fração é também uma divisão. Ela representa determinada quantidade a partir da razão entre dois números.

O que é o denominador de uma fração?

O denominador de uma fração é o número que se apresenta abaixo da barra:

Comparando a uma divisão, ele representa o divisor, isso é, o número de “parcelas” que o dividendo será divido (no caso, o dividendo é o numerador da fração)

divisor da fração
Divisor é igual a denominador.

Como igualar denominadores em uma fração

Quando falamos em igualar denominadores, o objetivo é tornar determinadas frações equivalentes entre si. Para igualar denominadores, precisamos encontrar o menor múltiplo comum entre eles, isso é, o famoso MMC. Se precisar relembrar um pouco sobre o MMC, temos um artigo no site só sobre isso.

O MMC entre os denominadores possibilitará que as frações fiquem equivalentes, com o menor denominador entre eles.

Após encontrar um denominador comum, é necessário que as frações sejam equivalentes ao seu valor original. Para isso, encontramos um novo numerador para as frações, que seja correspondente ao valor do denominador.

Vejamos o exemplo e as explicações práticas:

Como podemos ver, o MMC entre os denominadores é 16, portanto, esse será o denominador de ambas as novas frações, para que sejam equivalentes.

Em seguida, transformamos os numeradores, dividindo o novo denominador pelo original da fração e multiplicando pelo seu numerador:

Assim podemos perceber que as frações continuam com o mesmo valor, independente de estarem em outra “forma”, porém são frações equivalentes, com um denominador comum.

Quando usar denominadores iguais?

Podemos e devemos utilizar denominadores iguais, um denominador comum às frações, na soma ou subtração de frações.

Esses processos exigem que os denominadores de todas as determinadas frações sejam iguais, para que as operações sejam efetuadas corretamente.

Exemplos de como igualar denominadores em frações

Exercícios para praticar

1- Assinale a alternativa que representa o menor denominador comum de 2 e 3 :

A) 3
B) 6
C) 5
D) 12

Resposta: Letra B) 6

2- Dentre as alternativas abaixo, qual representa o menor denominador equivalente entre as frações 2/5, 3/10 e 1/2?

A) 10
B) 100
C) 2
D) 15

Resposta: Letra A) 10

Esperamos que esse texto tenha auxiliado e complementado seus estudos. Comente aqui sua opinião, sugestões ou observações para que possamos sempre melhorar nosso conteúdo e lhe ajudar em sua vida acadêmica. Se você gostou desse assunto, compartilhe com amigos e familiares nas redes sociais disponíveis abaixo.

Mostrar mais

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: