Matemática Básica

O que é Fração ?

A Fração é um dos assuntos mais importantes e utilizados em nossos estudos na Matemática. Desde o básico conceito, até os trabalhos complexos as frações irão aparecer. Levando isso em consideração apresentaremos neste texto a definição de fração, o que é numerador e denominador, como adicionar/ subtrair frações, além de algumas regrinhas importantes para seus estudos.

O que é Fração?

A fração pode ser considerada como todo número racional (Q), representando uma divisão do numerador pelo denominador. Uma fração é ainda a representação da razão de dois números, que representa uma quantidade.

Quando estudamos frações, podemos identificar diferentes classificações, as quais são determinadas de acordo com seu numerador e denominador, mas veremos esses e outros detalhes em um próximo tópico.

Denominador e numerador: o que são?

Ao estudar sobre frações, automaticamente devemos falar sobre seus componentes: o numerador e denominador.

Visualmente, o numerador é aquele número que se apresenta acima da barra da fração. E o denominador é o número abaixo da barra da fração, como mostra a imagem a seguir:

numerador e denominador

Podemos associar o numerador e denominador ao dividendo e divisor, respectivamente. Isso é, quando relacionamos a fração à divisão, o numerador é o número que será dividido e o denominador a quantidade pela qual o numerador será dividido.

dividendo e divisor

Classificações das Frações

Há diversas classificações para as frações, porém as mais comuns são:

  1. Fração Própria: representa determinada quantidade menor que um número inteiro. Para isso, o numerador dessa fração é sempre menor que o denominador. Exemplo: 1/5
  2. Fração Imprópria: Ao contrário da fração própria, representa uma quantidade maior que um número inteiro. Sendo assim, o numerador é sempre maior que o denominador. Exemplo: 7/2
  3. Fração Aparente: as frações aparentes são, na verdade, um número inteiro, porém, escrito em forma de uma fração. Dessa forma, é sempre possível dividir o numerador pelo denominador e encontrar um número inteiro. Exemplo: 16/2 = 8
  4. Fração Mista: nessa fração temos uma parte que representa um número inteiro e a outra que é fracionária, por isso o nome “fração mista”. Nesse caso, é possível ainda transformá-la em uma fração imprópria. Exemplo: 1 3/8 = 1 inteiro e 3/8 ou 11/8 (fração imprópria).

Como trabalhar com Frações?

Trabalhar com frações consiste em realizar diferentes operações com elas. Para isso, é importante conhecer seus componentes, regrinhas básicas para que as operações sejam feitas de maneira correta, além de algumas dicas para facilitar seu aprendizado.

Para isso, vejamos algumas formas de trabalhar com frações: a soma e subtração de frações.

Somando Frações

Ao trabalhar com frações, uma das operações mais importantes (e que geralmente aprendemos primeiro) é a soma de frações. Essa soma pode ser considerada uma simplificação, encontrando uma única fração como resultado.

Para isso, é importante que os elementos fracionários estejam equivalentes, em especial, o denominador. Portanto, para realizar a adição de frações, é necessário que todas estejam expressas a um denominador comum.

Se tivermos frações com mesmo denominador, podemos apenas manter esse denominador e somar os numeradores das frações. Vejamos o exemplo:

Porém, se os há denominadores diferentes nas frações em questão, é necessário igualá-los ao menor denominador comum possível, tornando as frações equivalentes.

Mas como podemos fazer isso?

Podemos encontrar esse denominador utilizando o MMC, uma forma de fatoração. Dessa forma, garantimos que temos o menor denominador comum entre os denominadores das frações em questão.

Assim, tornamos as frações equivalentes ao seu valor original e podemos somá-las. Vejamos:

mmc

Subtraindo Frações

Para subtrair frações, precisamos seguir o mesmo padrão de denominadores iguais, assim como na adição. Para, assim, encontrarmos uma única razão.

Como vimos anteriormente, se as frações em questão tiverem o mesmo denominador, é necessário apenas subtrair os numeradores, mantendo o denominador.

Identificando os elementos das frações – em especial os denominadores – em alguns casos, podemos ter frações com diferentes denominadores, assim como na adição. Neste caso, para realizar a subtração de frações, como vimos, é necessário igualar os denominadores, através do MMC, fatorando. Vejamos o exemplo:

Assim, tornamos o numerador e denominador equivalentes à fração original e subtraímos os valores. O estudo de frações é extremamente importante ao longo de nossa vida acadêmica, por isso, estamos trazendo diversos textos aqui para sua melhor compreensão do assunto.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo. Comente aqui embaixo sua opinião e sugestões e não se esqueça de compartilhar esse e outros conteúdos com seus amigos!

Mostrar mais

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: