Risco de Mercado o que é e qual o significado ?
Risco de mercado é a potencial oscilação dos valores de um ativo durante um período de tempo. O preço dos ativos oscila por natureza e uns mais, outros menos. A isso chamamos de volatilidade, que é uma medida dessa oscilação. Assim, os preços das ações são mais voláteis (oscilam mais) que os preços dos títulos de renda fixa.
Assim como o risco de crédito, risco país, risco de liquidez e o cross default são todos aqueles tipos de riscos que são considerados no mercado financeiro como e, portanto, compõem os fatores de risco que devem ser avaliados pelos analistas.
O Risco de Mercado é representado pelos desvios (ou volatilidade) em relação ao resultado esperado. Risco de mercado, Volatilidade e Desvio Padrão, na prática, podem ser utilizados como sinônimos. Mas o que é desvio padrão ? já tratamos desse em nosso site, leia aqui tudo sobre desvio padrão para compreender o que é volatilidade ou risco de mercado. Quando há um mercado livre teremos os efeitos do risco de mercado.
Exemplo: se esperarmos que um determinado fundo de investimento apresente um retorno de 25% ao ano, temos a expectativa de que ao aplicarmos R$ 100, obteremos um retorno de R$ 25. Quaisquer rentabilidades observadas acima ou abaixo são consideradas risco de mercado.
Um componente importante do Risco de Mercado (ou desvio padrão) é o Risco sistemático que trata-se é a parte da volatilidade do ativo que tem sua origem em fatores comuns a todos os ativos do mercado. Por exemplo, certo resultado das eleições presidenciais afeta, em maior ou menor grau, todos os ativos do mercado.
Outros significados de risco de mercado
É bom destacar que risco de mercado, não é risco do mercado livre, aquele site de vendas, o marketplace muito conhecido de todos. O Mercado Livre possui seus riscos, mas os administradores do site oferecem ferramenta para mitigar os riscos de compras :oD.